Foram mais de uma centena os premiados que viram o seu trabalho reconhecido, na tarde de 1 de Março, no Campus Politécnico.
A habitual entrega de prémios, que o Politécnico de Portalegre realizava por ocasião do dia 25 de novembro (Dia da instituição), deu lugar a um evento único, que só foi possível com o apoio de um número alargado de entidades parceiras.
Um dia muito feliz
O auditório Dr. Francisco Tomatas foi pequeno para receber todos os que se associaram ao evento; uma cerimónia singela, mas emotiva, com apontamentos musicais a cargo de jovens talentos da Escola de Artes do Norte Alentejano.
O propósito do Politécnico de Excelência foi apresentado pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Professor Luís Loures: “entendemos que são ações coletivas, como a que hoje aqui levamos a cabo que, mais do que premiar o mérito, podem contribuir para aproximar a oferta da procura, dando visibilidade tanto a quem procura, como a quem oferece, contribuindo assim de forma direta para enaltecer um fator determinante para a competitividade de qualquer território: o talento. Reconhecendo que a simples ação de cooperar e agir de forma coletiva com os outros, trabalhando juntos em prol do mesmo objetivo, constitui uma prática fundamental que, no final do dia, nos educa e nos permite desenvolver uma mentalidade mais aberta e flexível e mais participativa e solidária”.
Na sessão de abertura, Martim Carvalho, presidente da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, partilhou uma reflexão sobre o tema do evento. “A excelência não é um destino, mas sim uma jornada; é um processo contínuo de busca, pela melhor versão de nós mesmos e é essa busca que nos reúne aqui hoje. «Excelência», não se trata apenas das melhores notas, trata-se de fazer a diferença, de deixar a sua marca no mundo”, considerou.
Palavra de ordem: reconhecimento
Com prémios pecuniários, patrocinados pelas entidades parceiras, distinguiram-se diplomados e alunos dos diferentes ciclos de estudos das quatro escolas do IP Portalegre.
Na senda do reconhecimento, o Politécnico de Portalegre destacou também os parceiros de excelência do Ensino Secundário e Profissional. A nível regional, enalteceu-se a Escola Secundária de São Lourenço, enquanto escola do distrito de Portalegre, de onde são provenientes mais estudantes. O Agrupamento de Escolas do Bonfim/ Escola Secundária Mouzinho da Silveira foi destacado, porque daí é oriundo o estudante do distrito que entrou com melhor nota de ingresso, no Politécnico de Portalegre, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).
A par das referidas escolas, a Escola Secundária D. Sancho II e a Escola Profissional Agostinho Roseta, do distrito de Portalegre, foram mencionadas enquanto estabelecimentos de ensino de origem dos alunos com melhor classificação de ingresso, que escolheram o Politécnico de Portalegre, como primeira opção. De fora do distrito, o destaque foi para a Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, de onde é proveniente a estudante de licenciatura com melhor classificação de ingresso (192,2!), no IP Portalegre, através do CNAES.
Atribuíram-se os prémios de reconhecimento aos trabalhadores; na categoria docente, a Francisco Mondragão Rodrigues, professor do departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias, e na categoria não docente, a Alcida Estalagem, colaboradora dos Serviços de Aquisições e Aprovisionamento.
Distinguiu-se o voluntário do ano, como forma de enaltecer a atividade de todos os que integram a Bolsa de Voluntários do Politécnico de Portalegre.
Evidenciaram-se ainda os vencedores da última edição do Poliempreende, concurso regional de ideias e de planos de negócios, cujos prémios foram financiados pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
Prémio Carreira Alumni: “Vejam-me na vossa equipa”
A entrega das distinções culminou com o anúncio do vencedor do prémio Carreira Alumni 2023, que o Politécnico de Portalegre atribuiu a Pedro Rodrigues, licenciado em Enfermagem, em 2012.
O homenageado tem seguido uma carreira maioritariamente dedicada à investigação em saúde, marcando o papel da enfermagem no âmbito da investigação clínica ligada às doenças respiratórias infeciosas.
Na sua intervenção, o enfermeiro Pedro Rodrigues reconheceu “o papel crucial” da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre, no seu percurso, onde a investigação foi fundamental.
Pedro Rodrigues exerce funções no Reino Unido, desde que concluiu a licenciatura. Valorizando a importância do trabalho em equipa, com entusiasmo manifestou publicamente o seu orgulho e disponibilidade para com quem o homenageava: “vejam-me na vossa equipa (…) eu faço parte de vocês!”.