A Junta da Extremadura, em Espanha, revelou esta terça-feira que o escaravelho-vermelho, conhecido por atacar as palmeiras, está presente em toda a região espanhola.

A praga do insecto leva as autoridades do país vizinho a poder realizar todas as medidas para o combater no território.

O insecto Rhynchophorus ferrugineus, vulgarmente chamado de Escaravelho da Palmeira, é uma praga de rápida dispersão e de elevada nocividade, que coloca em risco várias plantas suscetíveis, em particular a espécie Phoenix canariensis (Palmeira das Canárias).

De acordo com a Decisão da Comissão 2007/365/CE, atualizada pelas Decisões nº 2008/776/CE e 2010/467/CE, a luta contra o escaravelho da palmeira é obrigatória.

Os sintomas mais frequentes fazem-se sentir com mais intensidade nas folhas novas e centrais, demostrando um aspeto achatado, desprendendo-se da coroa acabando por descair. Ocorre também o aparecimento de orifícios e galerias na base das folhas podendo conter larvas ou casulos.

Um exemplo flagrante de como este insecto actua está na vulgarmente conhecida avenida das palmeiras do Jardim Municipal de Elvas, cujas árvores foram completamente dizimadas pelo insecto, obrigando a reformular aquele troço do espaço verde elvense.

Através de edital divulgado pela Diretora Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), a 15 de dezembro de 2014, são notificados todos os proprietários da espécie da família Palmae a proceder da seguinte forma:

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Depressão “Martinho” causa quedas de ramos de árvores e mobiliza serviços municipais

A depressão Martinho atravessou na noite e madrugada desta quinta-feira, dia 20 de Março, …