Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a sua Assembleia Intermunicipal, estão a desenvolver, em parceria com a Fábrica de Histórias da Associação Cabeçudos, um projeto de criação de um livro ilustrado da autoria de 600 alunos dos 3.º e 4.º anos dos agrupamentos dos 15 municípios do Alto Alentejo.

Cada um dos quinze textos temáticos é da responsabilidade de um grupo de 20 meninos do 4.º ano de cada um dos municípios e a sua ilustração da responsabilidade de outro grupo de 20 meninos do 3.º ano.

A fase de escrita foi precedida de encontros dos alunos com individualidades que vivem e sentem os valores do 25 de abril há muitos anos, conversas e histórias de abril contadas na primeira pessoa. Os alunos do Alto Alentejo tiveram a possibilidade de dialogar com o Presidente da República, militares dirigentes da Associação 25 de Abril, presos políticos do anterior regime, historiadores, artistas, responsáveis de museus, professores, antigos e atuais políticos da administração local e regional.

Os textos do livro estão agora em fase de elaboração pelos “pequenos” autores, contando com o prestimoso acompanhamento dos seus professores e a coordenação da Fábrica de Histórias. O livro será apresentado às comunidades escolares de todos os municípios durante os meses de abril e maio, com base num calendário que daremos a conhecer oportunamente.

O projeto conta com o alto patrocínio da Comissão Nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Assalto a escola secundária em Évora rende pelo menos mil euros

A Escola Secundária Severim Faria, em Évora, foi assaltada durante o fim-de-semana, tendo …