Se desportivamente o renascido “O Elvas” conseguiu há algum tempo,  sem sobressaltos de maior – isto quando faltam, ainda, duas jornadas para a conclusão da Série D do Campeonato de Portugal -, o melhor registo deste século, depois de décadas entre o sobe e desce e a manutenção na antiga III Divisão, também em termos associativos assiste-se a um regresso ao passado, com os sócios e adeptos reunidos em torno do Clube Alentejano de Desportos.

No “ano zero” da SAD, constituída formalmente, apenas, nos primeiros dias de fevereiro último, e com novos investidores, o desempenho no relvado, e a imediata resposta associativa que, semana a semana, foi colorindo de “azul e ouro” os estádios da série D, reforçam a ambição da nova administração que, com um  projeto sustentado para o clube e para a região, pretende conduzir “O Elvas” aos campeonatos profissionais em quatro/cinco anos, afirmando o emblema como símbolo futebolístico e desportivo do distrito de Portalegre e de todo o Alto Alentejo.

Concretizada a permanência no Campeonato de Portugal, o objetivo imediato do conjunto orientado por Pedro Hipólito passa, agora, pela conquista dos seis pontos ainda em disputa e pela melhor classificação possível na prova. Para isso, e na sequência de uma iniciativa das claques do clube, “O Elvas” quer voltar a encher o Patalino no último jogo oficial da temporada, marcado para 7 de abril, frente ao Vitória de Setúbal, que já assegurou presença na fase de subida à Liga 3.

No histórico de confrontos entre os dois clubes, há um empate… técnico. Este será, apenas, o 10.º jogo entre as duas equipas e, neste momento, em nove jogos 3V, 3E e 3D para cada lado. No Patalino, a vantagem é de “O Elvas” com 2V e 2E. De referir que o último jogo entre as duas equipas, em Elvas, foi há quase 27 anos (13 de dezembro de 1987) e terminou empatado a um golo.

Por isso, e em sinal de agradecimento e apreço pela iniciativa, os responsáveis de “O Elvas” decidiram atribuir prémios aos melhores, mais criativos e originais vídeos. Na prática, pretendem incentivar os elvenses a publicarem vídeos de apoio à equipa de futebol e que mostrem ao Mundo a cidade de Elvas, os seus monumentos, história, cultura e hospitalidade.

No relvado, com nove vitórias, oito empates e sete derrotas em 24 jornadas da série D do Campeonato de Portugal, o conjunto liderado por Pedro Hipólito, de 45 anos, ocupa a 7.ª posição e conta nos seus quadros com o goleador da competição. Curiosamente, um defesa de origem, o colombiano César Medina, 31 anos, 23 jogos (campeonato e Taça de Portugal), 2100 minutos, 10 golos (9 no CP) e 3 assistências.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Acidente: Três feridos em despiste automóvel em Estremoz

Um acidente envolvendo um veículo ligeiro de passageiros, na tarde deste sábado, 9 de Nove…