Uma escultura de homenagem a Garcia d´Orta, feita de sete peças em ferro e mármore, da autoria de Maria Leal da Costa, vai ser inaugurada no Parque de Esculturas de Marvão, no dia 10.
A inauguração da obra de arte, intitulada Herbário de Garcia d’Orta, está marcada para as 15,30h, na Quinta do Barrieiro, espaço onde se encontra instalado o Parque de Esculturas de Marvão.
A escultura integra sete peças, tendo a maior 3,5 metros de altura e quatro metros de largura, explicou à agência Lusa a artista Maria Leal da Costa.
O Parque de Esculturas de Marvão, situado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, “foi inaugurado há oito anos” e é composto, na sua maioria, por criações da escultora Maria Leal da Costa, mas também de outros artistas portugueses e espanhóis.
“É um parque que tem esculturas temáticas, que tem sempre obras a inaugurar e esta, dedicada a Garcia d´Orta (1501-1568), está relacionada com uma outra que foi inaugurada em Castelo de Vide”, sobre os 450 anos da morte do médico e botânico renascentista, explicou.
O Herbário de Garcia d’Orta é um conjunto escultórico concebido no âmbito do projecto “Entre Diálogos – Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”, em colaboração com a Associação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.

Segundo a escultora, a nova criação representa três folhas em ferro e três flores alegóricas, a flor do conhecimento, a flor da coragem e a flor da persistência.
Estas visam “ilustrar qualidades subjacentes” à demanda humana e científica prosseguida por Garcia d’Orta, no decurso de uma vida marcada pelas viagens e pelo estudo, disse.
A concepção e implantação da escultura no parque constituem “um tributo à figura ímpar” deste médico e botânico, nascido em Castelo de Vide, no seio de uma família judaica.
Com a obra, é dada, assim, continuidade ao projecto de evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta, após a inauguração, em 2019, em Castelo de Vide, da escultura designada como Colóquios dos Simples, também da autoria de Maria Leal da Costa.
Após a cerimónia de inauguração marcada para o próximo dia 10, vai ser servido um chá, denominado por “O Ervas”, em homenagem à vida e obra do médico e botânico renascentista.
“Como Garcia d´Orta foi um médico que trouxe ervas da Índia, para curar as doenças daquela altura, a ideia é servir um chá com ervas às pessoas que vierem à inauguração da escultura”, referiu.
 
HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Portugal vai acabar por ter casos de dengue, mas vai demorar

já houve casos em Espanha - 10 casos entre 2016 a 2020 -, mas até ao momento não houve cas…