A romaria de “Passar Águas”, na freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, vai realizar-se entre 6 e 8 de Abril, de forma a assinalar a segunda-feira de Pascoela, onde, tradicionalmente, a população vai passar o dia ao campo.

Este ano, a organização do certame tem previstas várias actividades lúdicas e desportivas, tais como duas touradas à vara larga, dia 6 (sábado) e dia 8 (segunda-feira), às 16 horas. Para domingo, dia 7 de Abril, está previsto um passeio de BTT, no decurso da manhã, e um almoço convívio cedido pela Junta de Freguesia de Santa Eulália, às 13 horas, na estrada da Fonte Nova, local onde se realiza esta romaria.

Para Ana Sofia Alves, presidente da Junta, “esta romaria é muito importante para a aldeia de Santa Eulália”. “Agradecemos a amabilidade e disponibilidade da D. Catarina Barradas na cedência do espaço, pois sem ela seria impensável a realização desta romaria naquele local”, refere.

De forma a respeitar e salvaguardar o espaço, a autarca solicita “a todos que não utilizem motociclos na área da romaria”.

De recordar que o nome de “Passar Águas” tem a sua origem na passagem de uma ribeira que as pessoas teriam de fazer para irem para o outro lado dos campos, na época em que a maioria da população trabalhava na agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Portugal vai acabar por ter casos de dengue, mas vai demorar

já houve casos em Espanha - 10 casos entre 2016 a 2020 -, mas até ao momento não houve cas…