Uma nuvem de poeiras proveniente do norte de África vai atingir Portugal a partir desta sexta-feira, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), noticiou o “Executive Digest”.

Esta situação vai coincidir com uma subida das temperaturas, que poderão atingir os 27 graus em algumas zonas do continente.

O IPMA alerta que as poeiras em suspensão serão mais prováveis na região Sul e deverão manter-se pelo menos até domingo. “A partir de sexta-feira à tarde, estarão poeiras em suspensão, mais prováveis na região Sul”, informa o instituto.

Esta situação é causada pela depressão Olivia, que está a afectar os Açores e vai arrastar uma massa de ar quente para o território continental. No entanto, o calor será passageiro e as temperaturas vão voltar a descer no fim-de-semana, especialmente no litoral Norte e Centro.

“Está prevista uma subida de temperatura, em especial da máxima. Na sexta-feira, as temperaturas podem chegar aos 27 graus em algumas zonas do continente”, destaca o IPMA.

Apesar do aumento das temperaturas, o fim-de-semana trará também o regresso da chuva. Devido à presença das poeiras no ar, a precipitação será uma “chuva de lama” em algumas áreas. O IPMA prevê que as poeiras em suspensão se mantenham até domingo, afectando as condições atmosféricas em várias regiões do país.

Assim, apesar da subida das temperaturas e da presença de poeiras do norte de África, é aconselhável não guardar os chapéus de chuva, pois a chuva deverá regressar no fim-de-semana.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

XXIII edição da Romaria a Cavalo  atrai milhares a Viana do Alentejo

A Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, locais conhecidos pela  tradição eques…