O livro “Venham Mais Cinquenta” vai ser apresentado entre os dias 19 de Abril e 17 de Maio, nos 15 concelhos do distrito de Portalegre.
Abordando o tema dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, 668 alunos do 3.º e 4.º anos de 18 Agrupamentos de Escolas dos 15 concelhos que integram a sub-região do Alto Alentejo, escreveram e ilustraram, em cooperação, um livro onde transmitem a sua visão e perceção sobre este momento indelével da história do nosso país.
No quinto ano de operacionalização da atividade FÁBRICA DE HISTÓRIAS Alto Alentejo, desenvolvida pela organização CABEÇUDOS (www.cabecudos.com), a sua concretização deveu-se à vontade conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), dos Municípios e Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre, e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita e ilustração, tendo como produto final a edição deste livro cuja tiragem é de 4.000 exemplares.
O envolvimento direto de cerca de 600 crianças no ato criativo do livro “Venham Mais Cinquenta” despoletou uma consciência histórica, social e artística que trará frutos a médio e longo prazo.
Realizaram-se igualmente momento de conversa com os seguintes intervenientes: Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Lourenço, Abílio Amiguinho, António Ventura, Aprígio Ramalho, Aurélio Bentes Bravo, Fernanda Bacalhau, Fernando Soares, Jaime Estorninho, Jorge Castro, Jorge Martins, José Pedro Soares, Ludovina Marques, Luís Pargana, Luís Testa, Ramiro Soares Rodrigues e Susana Matela.
“Venham Mais Cinquenta” integra textos e ilustrações de crianças ávidas de aprendizagens e conhecimento, cuja capacidade de criação, imaginação, criatividade e sensibilidade sem limites, evidenciam uma consciência coletiva e uma tomada de posição crítica e proativa relativamente aos conceitos Igualdade, Liberdade e Democracia. Este projeto colocou lado a lado gerações pré-25 de Abril e pós-25 de Abril na criação e fruição de um momento cultural, e que visou a reflexão e o debate. Tal como disse Salgueiro Maia, e reforçando a memória do Dia da Liberdade, não queremos voltar ao «estado a que isto chegou».
Durante o evento será apresentado um espetáculo que transpõe para o palco o conteúdo literário do livro, com cenários realizados pelos alunos, seguido da apresentação do making of com imagens registadas ao longo do processo, e que finalizará com a entrega do livro aos seus autores. O evento de lançamento terá apresentações nos concelhos envolvidos, conforme calendário que abaixo se apresenta.
O evento contará com a presença dos jovens alunos-autores e professores envolvidos, de representantes dos Municípios e Agrupamentos de Escolas, dos mediadores da CABEÇUDOS e de diversos convidados ligados aos setores da educação e cultura.
Todos os alunos do 1.º CEB dos 15 concelhos que participaram nesta edição da Fábrica de Histórias irão receber um exemplar do livro “Venham Mais Cinquenta”, e serão, também eles, um veículo de divulgação e mudança.
O projeto Fábrica de Histórias® (www.fabricadehistorias.pt) tem o selo Ler+ do Plano Nacional de Leitura 20|27, e foi distinguido com o prémio Ler+ 2021 e o apoio institucional do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, e com o apoio institucional da Associação 25 de Abril, da Associação Salgueiro Maia e da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril.