O enoturismo no Alentejo cresceu 27% no ano passado, face a 2022, com os portugueses a liderarem o ‘ranking’, seguindo-se visitantes brasileiros e norte-americanos, revelou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
“O enoturismo é uma referência para o turismo no Alentejo, que potencia não só a vinda de turistas à região como contribui para a dinamização da economia alentejana”, salientou hoje o presidente da CVRA, Francisco Mateus.
Citado num comunicado divulgado hoje pela CVRA, o mesmo responsável lembrou que, nesta região, “a tradição vitivinícola é milenar” e que os vinhos produzidos são “de qualidade e reconhecidos internacionalmente”.
E existem no Alentejo “programas de atividades diversificados, algo que atrai cada vez mais turistas interessados em conhecer a região, a cultura, a gastronomia e as gentes alentejanas”, salientou Francisco Mateus.
No comunicado divulgado hoje, a comissão vitivinícola indicou que, face ao ano de 2022, o enoturismo aumentou 27% no ano passado.
Contactada pela agência Lusa, fonte da CVRA precisou que, em termos absolutos, no ano passado, o enoturismo no Alentejo registou um total de 160.148 visitantes, quando, no ano anterior, havia recebido 126.030 visitantes.
O que significa que houve mais 34.118 turistas a procuraram programas vínicos na região em 2023, face a 2022.
De acordo com os dados recolhidos pela CVRA, “o mercado nacional lidera o ‘ranking’ de visitantes, representando 50% do total de interessados” pelos Vinhos do Alentejo.
Além do ‘top 3’, que aos portugueses junta turistas oriundos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), outros países “têm vindo a registar um crescimento assinalável” no que respeita às unidades de enoturismo na região.
São os casos da Suíça, Espanha, França, Bélgica e Reino Unido, indicou a comissão vitivinícola, salientando ainda que “o Canadá foi a nacionalidade que registou um maior aumento, na ordem dos 75%”.
“Entre os diferentes programas vínicos, destacam-se as visitas guiadas às vinhas, às adegas e às caves, as provas de vinhos, os workshops e cursos vínicos, as sessões de vinoterapia, os passeios a pé, de bicicleta e até a cavalo pelas vinhas”, disse.
De entre os diferentes itinerários disponíveis nos três distritos alentejanos – Rota de São Mamede (Portalegre), Rota Histórica (Évora) e Rota do Guadiana (Beja) –, “a Rota Histórica é a que apresenta o número mais elevado” de turistas, segundo a CVRA, que revelou ainda que “a Rota do Guadiana foi a que apresentou um maior crescimento (+44%) face ao ano anterior”.
De acordo com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, os dados recolhidos “reportam-se a uma análise aos enoturismos aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo e o inquérito aplicado obteve uma taxa de resposta de 92%”.
A CVRA, criada em 1989, é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo, com 23,3 mil hectares de vinha e uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de 2.000 anos, é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.
-
Volta ao Alentejo liga Beja a Évora em cinco etapas e 816,9 quilómetros
A 42.ª Volta ao Alentejo em bicicleta liga, de 26 a 30 de Março, a cidade de Beja, da qual… -
Monforte: Alunos exploram património arqueológico
É com alguma regularidade que grupos de alunos, não só do Agrupamento de Escolas João Mari… -
CAP exige que Governo proteja fileira do vinho face a tarifas dos EUA
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) exigiu que o Governo proteja a fileira d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Galveias assinala o Dia do Pai com exposição “Olhares dos filhos”
Uma exposição de trabalhos ilustrativos da forma como os filhos “olham” para a profissão d… -
Depressão Martinho entra hoje em Portugal continental e traz chuva e ventos fortes
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral Centro e Sul. Ve… -
Alandroal: Município garante assistência a utentes mesmo com reforma de um médico no fim deste mês
O Centro de Saúde de Alandroal corre o risco de vir a ter constrangimentos, nas consultas …
Carregar mais artigos por Redacção
-
-
Galveias assinala o Dia do Pai com exposição “Olhares dos filhos”
Uma exposição de trabalhos ilustrativos da forma como os filhos “olham” para a profissão d… -
Depressão Martinho entra hoje em Portugal continental e traz chuva e ventos fortes
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral Centro e Sul. Ve…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Galveias assinala o Dia do Pai com exposição “Olhares dos filhos”
Uma exposição de trabalhos ilustrativos da forma como os filhos “olham” para a profissão d…