O Cemitério dos Ingleses acolheu esta terça-feira, dia 14, as comemorações dos 213 anos da Batalha de La Albuera, e o último cerco de Badajoz.

A efeméride foi assinalada na presença de autoridades civis e militares de Portugal, Inglaterra, Espanha e República da Irlanda, lembrando os homens que caíram neste episódio bélico da Guerra Peninsular, em que os exércitos de Espanha, Portugal e Inglaterra fizeram frente à invasão francesa.

Em representação do Município de Elvas esteve a vice-presidente Anabela Cartas, que prestou tributo aos heróis desta batalha e agradeceu à Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses pelo trabalho desenvolvido na preservação e divulgação daquele local.

A cerimónia realizada no pequeno campo santo onde repousam os restos mortais de cinco militares britânicos falecidos durante a Guerra Peninsular contou com um conjunto de discursos evocativos da batalha travada há pouco mais de dois séculos na vizinha Extremadura, deposição de coroas e ramos de flores, e uma cerimónia religiosa.

No decurso do ato foi entregue à jovem elvense Carlota Brinquete, o troféu de melhor aluna de Inglês na Escola Secundária D. Sancho II.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Homem de 36 anos esfaqueado e mulher levada pela PJ para interrogatório

Um homem, de 36 anos, foi esfaqueado esta madrugada no interior da sua residência, em Sine…