O Cemitério dos Ingleses acolheu esta terça-feira, dia 14, as comemorações dos 213 anos da Batalha de La Albuera, e o último cerco de Badajoz.
A efeméride foi assinalada na presença de autoridades civis e militares de Portugal, Inglaterra, Espanha e República da Irlanda, lembrando os homens que caíram neste episódio bélico da Guerra Peninsular, em que os exércitos de Espanha, Portugal e Inglaterra fizeram frente à invasão francesa.
Em representação do Município de Elvas esteve a vice-presidente Anabela Cartas, que prestou tributo aos heróis desta batalha e agradeceu à Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses pelo trabalho desenvolvido na preservação e divulgação daquele local.
A cerimónia realizada no pequeno campo santo onde repousam os restos mortais de cinco militares britânicos falecidos durante a Guerra Peninsular contou com um conjunto de discursos evocativos da batalha travada há pouco mais de dois séculos na vizinha Extremadura, deposição de coroas e ramos de flores, e uma cerimónia religiosa.
No decurso do ato foi entregue à jovem elvense Carlota Brinquete, o troféu de melhor aluna de Inglês na Escola Secundária D. Sancho II.

