A Bênção do Gado é uma tradição emblemática da freguesia de Santo Amaro, no concelho de Sousel, que todos os anos une o mundo rural e o religioso no cumprimento de um ritual que envolve centenas de participantes.

Este ano a cerimónia realizou-se nos dias 11 e 12 de Maio e foi presidida por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora.

Os actos solenes da celebração foram a Eucaristia e a procissão até ao local da bênção dos animais de estimação levados pelos donos. Depois seguiu-se um almoço-convívio na praça da aldeia.

O programa da edição deste ano deu também destaque aos 30 anos da reativação da Benção do Gado, que foi retomada a em 1994 depois de ter estado adormecida durante algum tempo. As três décadas ininterruptas abriram caminho à ambição de apresentar candidatura  da Bênção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e posteriormente a Património Imaterial da Humanidade (UNESCO).

Manuel Valério, presidente da Câmara de Sousel, esteve activo na celebração ao participar nos vários rituais. Depois expressou  à organização “o agrado por uma festa tão querida pelos santanarenses” e destacou “a sua singularidade e o papel fundamental que desempenha no fortalecimento dos laços comunitários”. Sublinhou que “a Câmara Municipal de Sousel, tem apoiado esta iniciativa secular que tanto orgulha, não só a freguesia de Santo Amaro, mas todo o concelho de Sousel, enquanto evento que marca pela sua unicidade de todo o nosso território”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e Universidade Sénior de Arronches juntaram-se para falar de Saúde Mental

Promover o envelhecimento saudável e aumentar a qualidade de vida da população idosa do co…