O Manuel Maria Cardoso é um menino de quatro anos que enfrenta uma situação oncológica.

O pequeno Manuel já esteve internado no IPO, em Lisboa, e é também seguido pelo Hospital de Évora. A criança necessita do acompanhamento permanente  dos pais que têm que estar atentos a ele 24 horas por dia. A mãe suspendeu o trabalho e o pai também passou a realizar tarefas pontuais, o que resulta numa perda significativa nos rendimentos da família.

A mãe do Manuel Maria é natural de São Vicente, onde tem uma rede de amigos que querem fazer soar de forma intensa que estão atentos e super disponíveis para ajudar.

Manuel Anastácio fala em nome do grupo que se constituiu para fazer germinar a semente da amizade e da solidariedade e destaca “o dever de nos envolvermos para ajudar o Manuel e a mãe, que é nossa amiga de infância. Temos um elo forte e uma sensibilidade muito apurada. Somos todos pais, tios, avós… e não podemos evitar transportar-nos para o lugar desta família que vive momentos difíceis e de apreensão”.

Este núcleo  pretende tocar as pessoas no botão da sensibilidade e alargar o espectro de amigos do Manuel Maria Cardoso e dos pais. E resolveu fazê-lo num clima de festa e otimismo, porque de certeza que esta postura irá ajudar a delinear o único cenário que colocam, que é o total restabelecimento do menino.

A jornada solidária irá ser preenchida com um passeio de ciclismo de 80 quilómetros com saída prevista para as 9h00. Meia hora mais tarde, pelas 9h30, inicia-se uma caminhada de seis quilómetros. O grupo Relíquias de Santa Eulália está a organizar um passeio de motos. Estão abertas as inscrições para três provas na Junta de Freguesia de Vicente e Ventosa, e dia 1 de Junho no local das partidas.

À tarde, pelas 16h30, haverá uma tourada à vala larga. No espectáculo taurino vão ser sorteados quatro cabazes oferecidos por empresários da região.

 A organização está optimista com o número de inscrições já registadas e espera que “muitas outras pessoas se juntem” para com isso obter “uma receita financeira que possa servir de ajuda neste momento menos bom”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Praga de baratas motiva “carta aberta” do PSD Elvas a Rondão Almeida

Os social democratas revelam que são reincidentes na denúncia, uma vez que no Verão de 202…