Um grupo de alunos da Escola Secundária de Ponte de Sor representou Portugal na 6ª edição dos Detetives do Clima de ERSIN – Centro de Observação da Terra da ESA, em Itália.
O “Climate Detectives” (designação original) é um projecto educativo gerido pela Agência Espacial Europeia (ESA) e dinamizado pela ESERO Portugal e pela Ciência Viva.
O evento de aprendizagem realizou-se nos dias 20 e 21 de Maio na cidade de Frascati e reuniu todas as equipas europeias que venceram as provas nacionais.
Portugal fez-se representar pela equipa ETXIS da Escola Secundária de Ponte de Sor com o projeto de investigação “Bastidores do Vinho”.
Este encontro de aprendizagem e celebração permitiu a todas as equipas vencedoras partilhar e debater, perante uma plateia de técnicos e engenheiros, a qualidade científica dos resultados alcançados nos seus projetos de investigação, beneficiando da oportunidade de contactarem com prestigiados especialistas no campo das alterações climáticas e da indústria aerospacial.
A passagem por Itália possibilitou também uma visita ao ESRIN – Centro de Observação da Terra da ESA, onde participaram em dois workshops técnicos: o Hands-on Lab organizado pelo Space42, e a exploração de imagens das missões Copernicus através do Copernicus Browser. A experiência foi de grande importância para a consolidação da aprendizagem dos conhecimentos da equipa Etxis e dos seus colegas europeus.
A equipa portuguesa fez-se acompanhar pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, Manuel Andrade, que participou em todas as atividades e cultivou as relações internacionais que são necessárias para acrescentar outras iniciativas desta natureza à Comunidade Educativa.
Estiveram representados nesta edição do evento de Aprendizagem e Celebração dos Detetives do Clima 15 países europeus e mais de 100 estudantes com idades entre os 12 aos 19 anos.