No concelho de Avis os ateliers de costura, espalhados por todas as Freguesias e Uniões de Freguesias, estão a estampar os 50 anos do 25 de Abril nos trajes dos marchantes.
Este ano a alegria e a competição saudável das Marchas Populares desenrolam-se em torno das comemorações dos “50 anos do 25 de Abril”, e estão a puxar pela veia criativa de todos os que integram as oficinas de costura.
A execução dos trajes iniciou-se precisamente no mês da revolução e os segredos que envolvem a elaboração das vestes serão revelados a partir de dia 15 de Junho quando homens, mulheres e crianças saírem à rua para desfilar.
A organização lançou os vários temas que dão ampla cobertura à recriação do episódio revolucionário e que vão estar representados nos trajes. Da “Constituição da República Portuguesa”, ao Movimento das Forças Armadas (MFA), ao “Rádio Clube Português” e à “história da existência da Cooperativa Agrícola 29 de Julho de Aldeia Velha”, passando pela “Educação e Liberdade de Abril” e também pela “Liberdade de Expressão”, sem esquecer o basilar princípio de igualdade de “Ser Mulher em Democracia”, tudo se vai arranjar, com muita dedicação e entrega, para que todos se apresentem com o passo certo, ao som da música que também será a preceito.
A Marchas Populares de Avis decorrem de 15 de Junho a 12 de Julho.