Álvaro Pestana conquistou o campeonato nacional de Downhill, na categoria de sub-19, que se realizou, neste domingo, na pista de Prozelo, Arcos de Valdevez. O atleta portalegrense arrebatou o terceiro título consecutivo, depois de ter sido campeão de cadetes em 2022 e, no ano anterior, ter alcançado a vitória entre os juniores.
O norte de Portugal voltou a receber os melhores atletas de Downhill no país, que se puseram à prova na pista de Prozelo, em Arcos de Valdevez, para definirem quem seriam os campeões de 2024. Álvaro Pestana voltou a marcar presença e, tal como nos dois últimos anos, esteve em destaque. Começou por se posicionar bem na fase de qualificação, estabelecendo a melhor marca.

Já em prova, foi o terceiro mais rápido na classificação conjunta de todas as categorias. Na descida final, a que lhe atribuiria o título de campeão, sofreu uma queda, que o fez perder algum tempo. Porém, conseguiu recuperar o andamento e venceu a prova com a marca de 2m21,453s, menos 4,839s do que o segundo classificado, Nuno Bentes, e menos 7,013s do que o terceiro classificado, Ayun Trindade.
Com este resultado Álvaro Pestana atinge um dos objetivos traçados para 2024. “Entrei para esta competição muito concentrado e com o objetivo de renovar o título de campeão. Apesar de um percalço, consegui ser o mais rápido e isso deixa-me bastante feliz. Além disso, sinto que continuo a progredir e estou a melhorar em vários aspetos. Isso deve-se ao trabalho desenvolvido e, em especial, às orientações dadas pelos meus treinadores”, afirmou.
Concluída a participação no campeonato nacional, Álvaro Pestana segue de imediato para França onde vai participar em mais uma ronda da Taça do Mundo.

