Álvaro Pestana conquistou o campeonato nacional de Downhill, na categoria de sub-19, que se realizou, neste domingo, na pista de Prozelo, Arcos de Valdevez. O atleta portalegrense arrebatou o terceiro título consecutivo, depois de ter sido campeão de cadetes em 2022 e, no ano anterior, ter alcançado a vitória entre os juniores.

O norte de Portugal voltou a receber os melhores atletas de Downhill no país, que se puseram à prova na pista de Prozelo, em Arcos de Valdevez, para definirem quem seriam os campeões de 2024. Álvaro Pestana voltou a marcar presença e, tal como nos dois últimos anos, esteve em destaque. Começou por se posicionar bem na fase de qualificação, estabelecendo a melhor marca.

Já  em prova, foi o terceiro mais rápido na classificação conjunta de todas as categorias. Na descida final, a que lhe atribuiria o título de campeão,  sofreu uma queda,  que o fez perder algum tempo. Porém,  conseguiu recuperar o andamento e venceu a prova com a marca de 2m21,453s, menos 4,839s do que o segundo classificado, Nuno Bentes, e menos 7,013s do que o terceiro classificado, Ayun Trindade.

Com este resultado Álvaro Pestana atinge um dos objetivos traçados para 2024.  “Entrei para esta competição muito concentrado e com o objetivo de renovar o título de campeão. Apesar de um percalço, consegui ser o mais rápido e isso deixa-me bastante feliz. Além disso, sinto que continuo a progredir e estou a melhorar em vários aspetos. Isso deve-se ao trabalho desenvolvido e, em especial, às orientações dadas pelos meus treinadores”, afirmou.

Concluída a participação no campeonato nacional, Álvaro Pestana segue de imediato para França onde vai participar em mais uma ronda da Taça do Mundo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Hospital de Évora com constrangimentos no Serviço de Urgência Polivalente

O hospital de Évora está com constrangimentos no funcionamento do Serviço de Urgência Poli…