Cerca de 30 trabalhadores não docentes da Câmara de Campo Maior (Portalegre) estão em greve às horas extraordinárias, por o município ter decidido colocá-los de serviço nas piscinas municipais, disse hoje fonte sindical.
Daniel Reguengo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, explicou à agência Lusa que a situação “é complexa”, acrescentando que a greve teve inicio no sábado e deverá manter-se até 30 de setembro.
“O senhor presidente [da câmara] resolveu escalar os trabalhadores durante as férias deles, pois só podem ter férias quando há interrupção do período letivo, para fazerem serviço nas piscinas municipais”, disse.
Segundo o sindicalista, os trabalhadores estão perante um cenário que os leva a “trabalhar 35 horas durante a semana, trabalhar ao sábado e ao domingo e mais 35 horas na semana seguinte”, estando, dessa forma, “12 dias seguidos sem folgas”.
Contactado hoje pela Lusa, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, desdramatizou a situação, explicando que os horários têm sido efetuados de forma “a que não sejam prejudicadas” as férias dos assistentes operacionais e para que os trabalhadores não tenham de realizar trabalho suplementar.
O autarca sublinhou ainda que “nunca foi entendimento” do município prejudicar os funcionários.
“Não tem havido recurso ao trabalho suplementar. Os trabalhadores estão no direito” de fazer greve, disse.
Luís Rosinha frisou que existe “a necessidade” de a câmara municipal “contar com eles durante o período do verão para as piscinas municipais”.
Em comunicado enviado à Lusa, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas qualificou esta situação como “um abuso” e uma “falta de respeito” pelos trabalhadores não docentes.
O sindicato argumentou ainda que este trabalho suplementar é realizado de “forma obrigatória”, sendo um “desrespeito” pelos conteúdos funcionais dos trabalhadores não docentes.

HYT // RRL

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Portalegre de luto! Jovem ciclista de 17 anos morreu atropelado em Arruda dos Vinhos

Este domingo, 12 de Janeiro, deixou a região de Portalegre e a comunidade desportiva do di…