A Câmara Municipal de Sousel realizou dia 29 de Junho, na freguesia de Casa Branca, uma homenagem aos antigos combatentes que serviram no Ultramar. Com este gesto o município quis expressar “o reconhecimento e a gratidão da comunidade pelos sacrifícios e bravura destes heróis”.
A cerimónia contou com a presença de homenageados e seus familiares, o presidente da Câmara Manuel Valério, e a presidente da Assembleia, Maria Rosalina Teles, que discursaram na homenagem. Estiveram também os vereadores do município e os presidentes das Juntas de Freguesia.
Um dos pontos altos do evento foi a inauguração do Memorial aos Antigos Combatentes, situado no Largo da Igreja Matriz. A inauguração contou com a participação de figuras militares, como o Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, da Liga dos Combatentes (LC), que presidiu à homenagem, o Capitão de Mar e Guerra João Teles Ribeiro, que discursou em representação dos antigos combatentes albidomenses, o Tenente Coronel de Cavalaria Fernando Lopes, representando o regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) Dragões de Olivença, de Estremoz, e o Sargento Mor de Cavalaria Jorge Carujo, em representação do Núcleo de Estremoz da LC. Foram acompanhados por uma secção armada do RC3 e pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, dirigida pelo maestro Eduardo Correia.
O monumento inaugurado é um tributo permanente à coragem e ao serviço dos combatentes de Casa Branca, garantindo que os seus feitos e sacrifícios sejam lembrados pelas futuras gerações.
Além da inauguração do memorial, o evento incluiu um concurso de pesca que começou na Barragem da D. João com entrega de prémios, e o lançamento de dois livros do autor João Richau. As obras “Combatentes do Concelho de Sousel na Primeira Guerra Mundial” e “Casa Branca – Notas Históricas Concisas” oferecem uma perspetiva histórica e cultural sobre o concelho de Sousel, destacando o impacto da Primeira Guerra Mundial na região e aspetos históricos relevantes de Casa Branca.
O dia terminou com um concerto da Banda da Armada, dirigida pelo maestro Capitão-tenente Músico José António Peixoto Veloso, em frente à Igreja Matriz.