A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) estiveram nos dias 1 e 4 de Julho em Salónica, na Grécia, para participar no 2.º “Transnational Forum / Fórum Transnacional” do projeto RuralMED Mobility.

Esta é a segunda reunião de coordenação do projeto, e serviu  essencialmente para analisar  as tarefas em curso, partilhar conhecimentos adquiridos e  para preparar a realização das próximas atividades.

O projeto RuralMED Mobility visa adotar a mobilidade elétrica em áreas rurais e áreas remotas com clima mediterrânico. Enquanto projeto-piloto, inclui vários investimentos planeados em diferentes regiões e países destas áreas mediterrânicas. Os investimentos serão monitorizados e os dados serão utilizados para facilitar o processo de tomada de posição de políticas públicas, que procuram reduzir o impacto dos transportes em áreas rurais, diminuir as emissões de CO₂, apoiar o planeamento integrado e o financiamento das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, promover a mobilidade de baixo carbono e melhorar a conexão entre as áreas urbanas e rurais.

No âmbito desta reunião, foi realizada uma visita ao HIT – Helenic Institute of Transport, (Salonica, Grécia), onde foram apresentados os mecanismos e ferramentas utilizados referentes a planeamento, ambiente e transportes, no contexto dessa localidade.

Este é um dos maiores laboratórios de mobilidade na Europa, que visa fomentar a inovação no setor. A recolha de dados é um aspeto crucial do laboratório, o que permite descrever padrões de mobilidade e congestionamento para melhor gerenciar o tráfego e apoiar a tomada de decisões.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Após apedrejamento a um carro da corporação de Vila Viçosa, Presidente da Câmara pede “mão pesada” para quem atenta contra bombeiros

Este ataque, segundo o comandante dos Bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, ocorreu, no…