O Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança assume uma nova orgânica, passando a direção a ser integrada pela nova diretora, Ana Saraiva, e pelo diretor adjunto, Vicente Fino.

Ana Saraiva é doutorada em antropologia (políticas e imagens da cultura e museologia), mestre em museologia e património e licenciada em antropologia pela Universidade Nova de Lisboa – FCSH. É investigadora integrada do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) – Nova FCSH, com estudos e publicações sobre património cultural e museologia, arquitetura popular, contextos migratórios  e transnacionalismo.

Programou, coordenou a instalação e dirigiu o Museu Municipal de Ourém (da Rede Portuguesa de Museus), chefiou a divisão de ação cultural no Município de Ourém (2009-2019), a divisão de ação cultural, museus e turismo no Município de Leiria (2019-2020) e a divisão de património móvel e imaterial da Direção-Geral do Património Cultural (2022-2023). Faz parte do quadro de pessoal da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.
 
Durante as funções dirigentes na DGPC, foi representante nacional em organizações internacionais na área do Património Cultural (e.g. Ponto focal nacional na Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (2003); e Comité de Direção do Acordo Parcial Alargado dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa).
 
Participa regularmente na curadoria e avaliação de projetos de âmbito cultural, como docente/formadora e júri em cursos de âmbito académico nas áreas do património cultural e da museologia.

Ana Saraiva encarou este convite do Concelho de Administração da Fundação da Casa de Bragança como um desafio que lhe permite “trabalhar, no terreno, o património nas suas múltiplas expressões e dimensões, numa perspetiva integrada, em rede, e ao serviço das pessoas e do país”.

A direção do Museu-Biblioteca fica completa com a designação do bibliotecário, Vicente Fino, para Diretor-Adjunto.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Portalegre: Incêndio com meio aéreo era, afinal, uma queima de sobrantes agrícolas descontrolada

A meio da tarde de sábado, 5 de Outubro, às 16,47h, foi dado o alerta para um incêndio em …