Já é conhecido o calendário oficial do Campeonato Nacional Sub-19 – II Divisão, que esta temporada volta a contar com a presença de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, promovido depois de uma última campanha que se traduziu na conquista de três títulos e troféus.
Os actuais campeões distritais estreiam-se, assim, em Sintra, a 18 de Agosto, frente ao 1.º Dezembro, e o primeiro jogo em casa, agendado para dia 25 do mesmo mês, é frente ao Marítimo.
Isto depois de uma época histórica dos juniores de “O Elvas” em 2023/24, que ao desejado título distrital juntaram a conquista da Taça da AF Portalegre e o Torneio de Abertura. Então, com um trajecto imaculado nas competições, somando por vitórias todos os 17 jogos oficiais realizados ao longo da temporada, o conjunto liderado pelo técnico Bruno Tomé, de 45 anos, natural de Elvas e que antes tinha dirigido a equipa sub-15, alcançou assim o triplete.
Este ano, Bruno Tomé vai dirigir a equipa de juniores B, deixando a responsabilidade de liderar o regresso de “O Elvas” aos nacionais para Gil Silva, de 51 anos, ex-treinador dos juniores do Anadia e que já tinha passado por Elvas em 2019/20.
Confirmado o novo treinador, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos deu também a conhecer o plantel com que vai abraçar o regresso aos nacionais. A presença, em 2024/25, no Campeonato Nacional Sub-19 – II Divisão será apenas a quinta de “O Elvas” no histórico da prova. A que se soma, em 1995/96, uma inédita participação na I Divisão de juniores.
Para já, são 19 os futebolistas anunciados: quatro guarda-redes, cinco defesas, cinco médios e cinco avançados. Treze jogadores transitam da última época, a que se juntam, nesta fase, seis reforços: Franco Atuche (ARG/ITA), Sasha Rouviere (FRA), Moussa Drame (FRA), Ugo Dinino (FRA), Salif Keita (FRA) e António Picado (PT), este último um regresso a casa depois de ter jogado no Estrela de Portalegre.
Coordenado por Adolfo Soares, antigo futebolista natural de Elvas com formação no Benfica (tal como o irmão José Soares), o departamento de futebol de formação de “O Elvas” SAD deu assim, com mais estas conquistas, um passo seguro para a recuperação da hegemonia do futebol regional, tornando-se cada vez mais num clube e projecto atractivos para os jovens praticantes dos dois lados da fronteira.
Prova disso, a presença de dois atletas nascidos em Espanha no quadro de futebolistas campeões em 2024 e a chamada regular, ao longo da última época, dos juniores Bernardo Soares, Diogo Carlos e Filipe Dias aos trabalhos da equipa sénior treinada por Pedro Hipólito.