As quatro propostas admitidas ao Orçamento Participativo de 2024 da Câmara Municipal de Elvas já estão disponíveis  para consulta e vão estar  a votação a partir de dia 26 de Agosto.

De um total de  dez propostas recebidas, foram escolhidas quatro, referentes a áreas, como a cultura, educação ou novas tecnologias.

A Expres’arte quer promover a arte, dando a conhecer técnicas, materiais e superfícies, aos inscritos, com a realização de uma diversidade de atividades, como workshops de diferentes técnicas de pintura, street Art, pintura acrílica, pintura a óleo, aquarela, entre outras.

O criação de um Laboratório de Inteligência Artificial em Elvas é outra das propostas. A evolução tecnológica com a crescimento da inteligência artificial (IA) como força transformadora de muitos sectores, justificará a criação do Laboratório de Inteligência Artificial (AI Lab) em Elvas, em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II.

Roncas e Rimas de António Brinquete pretende a implementação, no Agrupamento de Escolas Nº 2 de Elvas, de uma Oficina de Roncas e Rimas, para promover a aprendizagem e construção deste instrumento típico. Com este projeto pretende-se que as crianças do concelho tomem contato com a cultura e tradições, fomentando o gosto pela participação ativa em atividades desta natureza.

Já o Agrupamento de Escolas nº 1 pretende dinamizar o recreio, criando espaços facilitadores de relações saudáveis, através da oferta variada de atividades para os alunos brincarem durante os intervalos e após o horário escolar, considerando que a aprendizagem também se faz fora da sala de aula.  Brincar é importante para a saúde física, mental e emocional, sobretudo no mundo tão agitado e sempre ligado ao digital em que vivemos atualmente.

Pretende ainda envolver toda a comunidade elvense, ao convidar outras associações locais a participarem em atividades de lazer inclusivas, nos espaços da escola sede do agrupamento, valorizando a prática de atividades de lazer como fonte de descoberta e exploração pessoal e reconhecendo a importância dos momentos de convívio para o desenvolvimento da sociabilidade em todas as idades, ao longo da vida.

O município esclarece que “o Orçamento Participativo de Elvas visa incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas dos cidadãos, aumentar a transparência da atividade da autarquia, promover a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes e desenvolver novas práticas de envolvimento comunitário”.

O Orçamento Participativo de 2024 dispõe de uma verba 25 000€.

De lembrar que este é um mecanismo de democracia participativa que dá aos cidadãos o poder de decidirem como devem ser investidas verbas dos orçamentos públicos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Portalegre de luto! Jovem ciclista de 17 anos morreu atropelado em Arruda dos Vinhos

Este domingo, 12 de Janeiro, deixou a região de Portalegre e a comunidade desportiva do di…