As quatro propostas admitidas ao Orçamento Participativo de 2024 da Câmara Municipal de Elvas já estão disponíveis para consulta e vão estar a votação a partir de dia 26 de Agosto.
De um total de dez propostas recebidas, foram escolhidas quatro, referentes a áreas, como a cultura, educação ou novas tecnologias.
A Expres’arte quer promover a arte, dando a conhecer técnicas, materiais e superfícies, aos inscritos, com a realização de uma diversidade de atividades, como workshops de diferentes técnicas de pintura, street Art, pintura acrílica, pintura a óleo, aquarela, entre outras.
O criação de um Laboratório de Inteligência Artificial em Elvas é outra das propostas. A evolução tecnológica com a crescimento da inteligência artificial (IA) como força transformadora de muitos sectores, justificará a criação do Laboratório de Inteligência Artificial (AI Lab) em Elvas, em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II.
Roncas e Rimas de António Brinquete pretende a implementação, no Agrupamento de Escolas Nº 2 de Elvas, de uma Oficina de Roncas e Rimas, para promover a aprendizagem e construção deste instrumento típico. Com este projeto pretende-se que as crianças do concelho tomem contato com a cultura e tradições, fomentando o gosto pela participação ativa em atividades desta natureza.
Já o Agrupamento de Escolas nº 1 pretende dinamizar o recreio, criando espaços facilitadores de relações saudáveis, através da oferta variada de atividades para os alunos brincarem durante os intervalos e após o horário escolar, considerando que a aprendizagem também se faz fora da sala de aula. Brincar é importante para a saúde física, mental e emocional, sobretudo no mundo tão agitado e sempre ligado ao digital em que vivemos atualmente.
Pretende ainda envolver toda a comunidade elvense, ao convidar outras associações locais a participarem em atividades de lazer inclusivas, nos espaços da escola sede do agrupamento, valorizando a prática de atividades de lazer como fonte de descoberta e exploração pessoal e reconhecendo a importância dos momentos de convívio para o desenvolvimento da sociabilidade em todas as idades, ao longo da vida.
O município esclarece que “o Orçamento Participativo de Elvas visa incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas dos cidadãos, aumentar a transparência da atividade da autarquia, promover a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes e desenvolver novas práticas de envolvimento comunitário”.
O Orçamento Participativo de 2024 dispõe de uma verba 25 000€.
De lembrar que este é um mecanismo de democracia participativa que dá aos cidadãos o poder de decidirem como devem ser investidas verbas dos orçamentos públicos.