São as Festas mais longas do concelho de Elvas. São Vicente rende homenagem a Nossa Senhora do Rosário de 9 a 15 de Agosto, dia em que se realizam as celebrações religiosas em honra da Padroeira. Naquele que será o dia da Entrega do Pendão, o ritual de transmissão da organização das Festas para o ano seguinte, há arruada com a Banda 1º de Dezembro de Campo Maior, às 8h30, que acompanhará meia hora depois o peditório da colcha. A Missa é às 10h00, seguida de Procissão.
Até chegar esse momento mais solene e emotivo, terão decorrido seis dias de intensa animação.
As Festas iniciam-se amanhã às 19h00, com uma largada de touros. Às 22h00 atua o Grupo Rumo ao Sul, seguindo-se o baile com o Duo Jorge e Célia. Às 22h00 o DJ Cuba e Quintas Percursion toma conta da animação da madrugada.
Nos restantes dias o programa é diversificado. Para além dos tradicionais bailes e espetáculos taurinos, inclui provas desportivas com a realização de um jogo de futebol, e Jogo da Malha. Há também Corrida de Carrinhos de Rolamentos, Flamenco, atividades para crianças, PaintBall na Praça de Touros e as atuações do Grupo Roncas de Elvas e do Grupo de Cantares de São Vicente.
A edição deste ano das Festas decorre sob o signo da resistência e da vontade de não falhar à população e aos visitantes. Depois de no ano passado terem surgido vários candidatos à organização da edição de 2024, com a Associação Frases Pitorescas a arrebanhar o Pendão, a Junta de Freguesia acabou por assumir a realização das Festas por desistência dos pretensos organizadores.
O presidente João Charruadas, o elenco e funcionários da Junta de Freguesia e vários moradores da localidade reuniram vontade, esforço e lealdade à tradição e elaboraram um programa com alguns traços inovadores.
A meteorologia parece querer juntar-se à Festa e está a providenciar dias e noites quentes para que a tradição se concretize na plenitude.