O jornal espanhol ABC avançou com uma notícia que dá conta de não haver acordo entre Portugal e Espanha que estabeleça o pagamento de dois milhões de euros, por parte dos espanhóis, pela captação de água do Alqueva.
Segundo o jornal espanhol “o Ministério de Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO) desmentiu ao ABC de Sevilha que esteja marcada para 28 de Setembro a assinatura de um contrato que obrigue ao pagamento de dois milhões de euros pelo aproveitamento hídrico e que tem vindo a causar tensões entre os agricultores das duas margens do Guadiana”.
Foi ontem, quarta-feira, que Maria da Graça Carvalho, ministra portuguesa do Ambiente anunciou que o Governo espanhol iria pagar anualmente dois milhões de euros.
Este montante teria sido apurado com base nas tarifas vigentes e no volume de água captada na Barragem do Alqueva e também de acordo com os valores que os agricultores portugueses estavam a pagar no início do Verão e que se situam entre 0,35 e 9 cêntimos por metro cúbico de água.
O jornal ABC garante que a “notícia sobre o presumível acordo surpreendeu tanto a Junta da Andaluzia como os regantes andaluzes”. De qualquer forma, a Junta pede que “perante este ou qualquer outro hipotético acordo que se explique de onde sairiam as verbas, visto que supõe um encargo para os agricultores andaluzes, e como tal é necessário que se negoceiem as condições mais vantajosas para eles”.