A Burla informática tem uma especialização chamada “SPOOFING”

São cada vez mais sofisticadas as técnicas utilizadas no “cibercrime” e em consequência disso aumentam as vulnerabilidades das vítimas. As autoridades policiais apostam na prevenção como meio de combate a esta prática em expansão. Com esse objetivo, a Polícia de Segurança Pública pôs hoje em circulação um comunicado onde alerta para o indícios de spoofing, uma das técnicas mais prevalentes de burla eletrónica que incide sobre os mais variados aplicativos informáticos desde e-mail, número de telefone, sites, endereço IP, entre outros.

Anote a lista de conselhos de proteção e de atuação da Polícia e evite cair no conto do vigário.

Conselhos de segurança

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no decorrer do primeiro semestre de 2024, tem registado diversas ocorrências envolvendo a utilização de spoofing como uma das mais recentes técnicas utilizadas nas burlas informática.

Por norma, o spoofing consiste na falsificação de uma entidade (e-mail, número de telefone, site, endereço IP, entre outros) por forma a dar uma aparência de legitimidade e de confiança naquele contacto, tendo em vista iludir a vítima.

Nos casos mais recorrentes registados que reportam spoofing de e-mail e de chamadas e SMS, o cibercriminoso, com recurso a sistemas informáticos, reproduz endereços de e-mail e números telefónicos, fazendo-se passar por entidades bancárias, empresas amplamente conhecidas ou instituições públicas, com o objetivo de obter os dados pessoais da vítima ou credenciais para fins criminosos.

Estas situações podem acontecer a qualquer pessoa, pelo que a prevenção é o melhor método de segurança. Assim sendo a PSP recomenda a adoção das seguintes posturas preventivas:

  • Duvidar de qualquer chamada telefónica ou SMS que contenha uma saudação genérica em vez do nome real do recetor ou de uma mensagem personalizada dirigida ao recetor;
  • No caso das mensagens ou telefonemas por parte de alegadas entidades bancárias, onde sejam solicitados códigos, credenciais ou palavras passe, deve ser verificada a veracidade do pedido junto da entidade bancária em questão;
  • Perante e-mails ou SMS que contenham links duvidosos, devem os mesmos ser ignorados e as mensagens de imediato eliminadas;
  • Não colocar o contacto telefónico nas redes sociais;
  • Bloquear manualmente números provenientes de chamadas indesejadas e duvidosas;
  • Respeitar o alerta sobre chamadas ou SMS marcadas como Spam nos aparelhos telefónicos mais recentes;
  • Ao receber um e-mail ou outra qualquer comunicação que evidencie a prática de spoofing, deve ser informado o suposto remetente sobre o sucedido, no sentido de ajudar a impedir novos ciberataques deste tipo. Podem fazê-lo nos sites das empresas visadas que, normalmente, possuem páginas onde é possível relatar spoofing e outros problemas de segurança.

Denuncie todas as burlas, incluindo meras tentativas, à Polícia de Segurança Pública.

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