Os cartazes já estão espalhados por todo o lado. Informam e  convidam a uma visita à Quinta da Atalaia, no Seixal, de 6 a 8 de Setembro. àquela que é considerada pelos comunistas portugueses como “a maior iniciativa político-cultural do nosso País”.

Na edição deste ano o habitual  Espaço Alentejo na Festa do Avante terá como tema central “os 50 anos da Revolução de Abril, focado na afirmação e defesa dos seus valores no futuro do País e da Região”.  O tema estará presente na exposição política, na decoração e nos murais que “embelezarão o espaço”, e será igualmente abordado nos debates e momentos culturais. “Serão recordadas e valorizadas as conquistas de Abril, e projectando o seu significado e valor na luta actual pela justiça, o progresso e o desenvolvimento do Alentejo”.

Vai ainda ser feita a evocação “da memória de todos os que deram a vida por Abril e pela liberdade, como Catarina Eufémia, quando passam 70 anos do seu assassinato, ou Caravela e Casquinha, assassinados há 45 anos quando lutavam pela defesa da reforma agrária”, diz a organização”.

Os 10 anos da elevação do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade terá igualmente expressão no espaço Alentejo, assim como a valorização do movimento associativo, juntando-se a Festa do Avante às comemorações do centenário da Casa do Alentejo.

O papel do PCP na região, o seu património de intervenção e luta, bem como a confiança dos comunistas alentejanos no futuro, serão igualmente temas abordados em exposições e outros elementos e momentos político-culturais.

O Espaço Alentejo da Festa do Avante organizará e acolherá dois debates políticos:

  • “Abril é mais futuro – 50 anos da Revolução” – Sábado, 7 Setembro, às 15:00
  • “Cante Alentejano – 10 anos de património imaterial da humanidade e a luta pelo direito à cultura”, Domingo, 8 de Setembro, às 11:00h

Uma vez mais a gastronomia da região estará presente nos espaços das quatro organizações do PCP na região Alentejo:

  • Em Beja a carne de porco à alentejana, grelhados de porco preto, plumas, secretos, lagartos, entrecosto, febras e entremeada, carne de alguidar, queijos de Serpa e pão alentejano. Paio, paiola alentejana, linguiça e presunto de porco preto, serão as especialidades disponíveises.
  • Em Évora ensopado de Borrego, secretos com arroz de feijão, empadas de Arraiolos, bifanas de Vendas Novas, sopa da panela, queijos de Borba, paio tradicional.
  • No Litoral Alentejano choco frito, salada de polvo, salada de ovas, salada de búzios, camarão do rio sado, linguiça assada, moelas, e queijos secos.
  • Em Portalegre ensopado de Borrego, Febrinhas da Matança, Carne de Vinagrete, Moelas em molho de tomate, Bifanas, salada de pimentos, Sopa de tomate, Açorda à alentejana, Canja de galinha do campo; Queijos de Nisa e Sousel.

Os vinhos alentejanos também não vão faltar no Espaço Alentejo e no Espaço da “Rota dos Vinhos”.

A cultura da região terá várias formas de expressão, e o Artesanato é uma delas. No Espaço Artesanato podem ser observados e adquiridos objetos típicos da região.

A música e em especial o Cante Alentejano serão  presença constante durante os três dias da Festa, através da atuação de vários grupos:

  • De Beja: Grupo Coral Mina de São Domingos; Grupo Coral “As Ceifeiras de Pias” (Serpa); Grupo Coral “Em Cantos do Alentejo”; Grupo Coral “Ceifeiros de Cuba”.
  • De Évora: Grupo Coral Feminino da Granja Flores de Abril (Mourão); Grupo Coral ” era uma vez o cante” (Vendas Novas); Grupo coral Fora D’horas (Montemor-o-Novo); Grupo Boinas Cantary (Évora).
  • De Portalegre: Sociedade Filarmónica Galveense; Grupo Galcanta (Ponte de Sor); Bombos de Nisa.
  • Do Litoral Alentejano: Grupo “Somos Alentejo” (Santiago do Cacem); Grupo Coral e Etnográfico Vila Morena (Grândola); Grupo “Sopas de pão” (Odemira); Grupo Coral Alma Alentejana (Torrão – Alcácer do Sal).

Para  garantir que todos têm condições para ir à Festa do Avante as organizações do PCP no Alentejo realizam cerca de uma dezena de excursões a partir dos Distritos de Portalegre, Évora e Beja e também do Litoral Alentejano.

Toda a informação sobre a Festa do Avante pode ser encontrada em www.festadoavante.pcp.pt e nas redes sociais das organizações do PCP.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Freguesia de Santa Maria de Marvão de luto pelo falecimento da professora Silvéria Mota

Sobejamente conhecida pela dedicação ao ensino especial e inclusivo, Silvéria Mota faleceu…