Os cartazes já estão espalhados por todo o lado. Informam e convidam a uma visita à Quinta da Atalaia, no Seixal, de 6 a 8 de Setembro. àquela que é considerada pelos comunistas portugueses como “a maior iniciativa político-cultural do nosso País”.
Na edição deste ano o habitual Espaço Alentejo na Festa do Avante terá como tema central “os 50 anos da Revolução de Abril, focado na afirmação e defesa dos seus valores no futuro do País e da Região”. O tema estará presente na exposição política, na decoração e nos murais que “embelezarão o espaço”, e será igualmente abordado nos debates e momentos culturais. “Serão recordadas e valorizadas as conquistas de Abril, e projectando o seu significado e valor na luta actual pela justiça, o progresso e o desenvolvimento do Alentejo”.
Vai ainda ser feita a evocação “da memória de todos os que deram a vida por Abril e pela liberdade, como Catarina Eufémia, quando passam 70 anos do seu assassinato, ou Caravela e Casquinha, assassinados há 45 anos quando lutavam pela defesa da reforma agrária”, diz a organização”.
Os 10 anos da elevação do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade terá igualmente expressão no espaço Alentejo, assim como a valorização do movimento associativo, juntando-se a Festa do Avante às comemorações do centenário da Casa do Alentejo.
O papel do PCP na região, o seu património de intervenção e luta, bem como a confiança dos comunistas alentejanos no futuro, serão igualmente temas abordados em exposições e outros elementos e momentos político-culturais.
O Espaço Alentejo da Festa do Avante organizará e acolherá dois debates políticos:
- “Abril é mais futuro – 50 anos da Revolução” – Sábado, 7 Setembro, às 15:00
- “Cante Alentejano – 10 anos de património imaterial da humanidade e a luta pelo direito à cultura”, Domingo, 8 de Setembro, às 11:00h
Uma vez mais a gastronomia da região estará presente nos espaços das quatro organizações do PCP na região Alentejo:
- Em Beja a carne de porco à alentejana, grelhados de porco preto, plumas, secretos, lagartos, entrecosto, febras e entremeada, carne de alguidar, queijos de Serpa e pão alentejano. Paio, paiola alentejana, linguiça e presunto de porco preto, serão as especialidades disponíveises.
- Em Évora ensopado de Borrego, secretos com arroz de feijão, empadas de Arraiolos, bifanas de Vendas Novas, sopa da panela, queijos de Borba, paio tradicional.
- No Litoral Alentejano choco frito, salada de polvo, salada de ovas, salada de búzios, camarão do rio sado, linguiça assada, moelas, e queijos secos.
- Em Portalegre ensopado de Borrego, Febrinhas da Matança, Carne de Vinagrete, Moelas em molho de tomate, Bifanas, salada de pimentos, Sopa de tomate, Açorda à alentejana, Canja de galinha do campo; Queijos de Nisa e Sousel.
Os vinhos alentejanos também não vão faltar no Espaço Alentejo e no Espaço da “Rota dos Vinhos”.
A cultura da região terá várias formas de expressão, e o Artesanato é uma delas. No Espaço Artesanato podem ser observados e adquiridos objetos típicos da região.
A música e em especial o Cante Alentejano serão presença constante durante os três dias da Festa, através da atuação de vários grupos:
- De Beja: Grupo Coral Mina de São Domingos; Grupo Coral “As Ceifeiras de Pias” (Serpa); Grupo Coral “Em Cantos do Alentejo”; Grupo Coral “Ceifeiros de Cuba”.
- De Évora: Grupo Coral Feminino da Granja Flores de Abril (Mourão); Grupo Coral ” era uma vez o cante” (Vendas Novas); Grupo coral Fora D’horas (Montemor-o-Novo); Grupo Boinas Cantary (Évora).
- De Portalegre: Sociedade Filarmónica Galveense; Grupo Galcanta (Ponte de Sor); Bombos de Nisa.
- Do Litoral Alentejano: Grupo “Somos Alentejo” (Santiago do Cacem); Grupo Coral e Etnográfico Vila Morena (Grândola); Grupo “Sopas de pão” (Odemira); Grupo Coral Alma Alentejana (Torrão – Alcácer do Sal).
Para garantir que todos têm condições para ir à Festa do Avante as organizações do PCP no Alentejo realizam cerca de uma dezena de excursões a partir dos Distritos de Portalegre, Évora e Beja e também do Litoral Alentejano.
Toda a informação sobre a Festa do Avante pode ser encontrada em www.festadoavante.pcp.pt e nas redes sociais das organizações do PCP.