Ao terceiro dia de aulas a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas tinha apenas dois horários de professores por preencher, o que deixa a diretora tranquila e confiante num bom ano letivo. “Não somos escola carenciada, e estamos a funcionar praticamente a 100%”, declarou Fátima Pinto ao Linhas de Elvas”.

Com o estabelecimento de ensino a oferecer aos alunos, praticamente a totalidade das aulas, estudantes e professores já trabalham a todo o vapor, estando facilitado o cumprimento integral dos planos curriculares.

Em contra corrente com o que se passa em muitas escolas do país, que se debatem com falta de professores, a Secundária de Elvas aprendeu a  fintar essa dificuldade  e trabalha muito cedo para que o ano letivo arranque sem constrangimentos. Além da escola ser atrativa para os docentes, o segredo é realizar um bom trabalho de organização e jogar por antecipação. “Antecipamo-nos. Somos uma das poucas escolas que entregam os horários aos professores no dia 1 ou 2 de Setembro. Há escolas que só entregam praticamente no dia 14, quando começam a abrir”, explicou Fátima Pinto. “Pedimos muito cedo os horários. Ficaram cinco a descoberto, onde não obtivémos colocações. Entretanto três deles foram preenchidos. Falta apenas completar dois”, pormenorizou, mostrando-se convencida de que “também estes não tardarão a ser ocupados”.

Ano letivo 2024/2025 com um corpo docente renovado

No ano letivo 2024/2025 a Escola Secundária D. Sancho II recebe um maior número de professores deslocados. “A nossa Escola estava com um corpo docente envelhecido. Este ano reformaram-se dois professores e há outros dois com atestado que vão pedir a reforma, o que fez com que tenha vindo gente nova”, avançou a diretora.

Fátima Pinto vê na entrada de “novos colegas”, para além da renovação do painel de professores, “a possibilidade de surgirem outras ideias, com benefícios para a escola e para os alunos. Trazem outras experiências, e é importante que se sintam à vontade para nos transmitirem sugestões, que poderemos adaptar”. O apelo foi endereçado “aos novos colegas na Reunião Geral de Professores, onde lhes pedi: não se acanhem, temos seguramente muito a aprender com vocês”.

A Escola Secundária D. Sancho II faz parte do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas que integra também as Escolas de Vila Boim, Terrugem, Santa Eulália, Barbacena e São Vicente e Ventosa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas”: “Cau” bate com a porta

Através de um comunicado enviado à redação do “Linhas de Elvas”, Manuel Caldeira Fernandes…