Se tem mais de 18 anos e menos de 65, e pesar mais de 50 quilos, à partida reúne condições para poder ir hoje ao Parque da Piedade dar sangue.
A ideia de incluir uma dádiva de sangue no programa das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade partiu do Reitor do Santuário, Padre Ricardo Lameira, e teve pronto acolhimento por parte de Vera Escoto, Diretora Clínica da ULS do Norte Alentejo, que mobilizou a equipa que vai estar durante a manhã de hoje a fazer as recolhas.
Consciente e sensível à fase crítica que o país atravessa relativamente às reservas de sangue, o sacerdote entendeu aproveitar o momento em que a devoção mobiliza muitos fiéis ao Santuário, para promover uma colheira, esperançoso e crente na generosidade e sensibilidade dos devotos ao Senhor Jesus da Piedade.
“Portugal está num tempo sem sangue. O Santuário existe por causa de sangue. Porque o padre caiu, levantou-se e curou-se. Quantas pessoas passaram por aqui porque necessitavam de sangue, de ser curadas? O próprio Jesus deu o seu sangue pela humanidade. Cada Eucaristia é o sangue que Cristo derrama”, justificou o padre Ricardo Lameira.
A colheita inicia-se às 9h30 e termina às 13 horas. Antes da dádiva é realizada uma avaliação clínica (triagem clínica) por um profissional de saúde qualificado para avaliação individual do risco das circunstâncias clínicas identificadas. Se não forem identificadas situações que possam pôr em causa a sua segurança, enquanto dador, e a segurança do recetor, enquanto doente, então poderá dar sangue.

