Daniel Godinho e Sérgio Gonçalves, elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Monforte, participaram hoje em Braga no evento “Escadórios da Humanidade”.
A iniciativa, destinada a bombeiros nacionais e estrangeiros, consiste numa prova de resistência onde devem ser percorridos 615 metros com um desnível positivo de 116 metros contabilizando um total de 566 degraus, até ao topo do Santuário de Bom Jesus do Monte. O exercício reveste-se de particular dificuldade, já que os participantes têm de envergar equipamento de proteção individual (EPI) completo, com botas de fogo urbano e aparelho respiratório isolante de circuito aberto (ARICA), no menor tempo possível.
Trata-se de um teste à capacidade física e mental num ambiente natural e ao “ar livre”, mas que promove o convívio, o espírito de entre ajuda, o companheirismo, a partilha e troca de experiências e conhecimento entre os diversos participantes.
Quanto às classificações obtidas pelos bombeiros monfortenses, Daniel Godinho terminou a prova num tempo de 8 minutos e 27 segundos, alcançando o 17º lugar no escalão de veterano 2 masculino, e o 105º da geral. Sérgio Gonçalves gastou 10 minutos e 28 segundos, classificando-se em 46º no escalão veterano 1 masculino, e em 309ª à geral.


