A Câmara de Elvas vai investir 150 mil euros em vales de compras, durante uma campanha para apoiar o comércio tradicional nas épocas do Natal e da Páscoa, foi hoje divulgado.
A iniciativa, intitulada “Elvas, Comprar é Ganhar”, visa “incentivar e promover o consumo no comércio local” de todo o concelho, reforçando a competitividade deste setor na área do retalho e de alguns serviços, aumentando a sua capacidade de atração, segundo o município.
Em conferência de imprensa realizada hoje, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão de Almeida, apelou aos munícipes para efetuarem as suas compras no comércio tradicional e só depois, em último caso, adquirirem produtos do outro lado da fronteira, nomeadamente na vizinha cidade espanhola de Badajoz.
“Os elvenses têm de se começar a habituar a fazer as suas compras, sempre que possível, no comércio local, se é que não querem ver a cidade completamente deserta” e terem de “ir comprar qualquer coisinha sempre ao lado de lá da fronteira”, disse.
O autarca incentivou ainda os consumidores a frequentarem mais o centro histórico e adquirirem alimentos nessa zona da cidade, em detrimento das superfícies comerciais.
“Dentro do nosso centro histórico, temos um dos melhores talhos que existem na nossa região e, então, porque havemos de ir agora comprar as carnes às superfícies comerciais, quando temos um excelente talho aqui no coração da cidade”, questionou.
A primeira campanha do programa “Elvas, Comprar é Ganhar” terá lugar entre os dias 15 de novembro a 07 de janeiro, com sorteios anunciados para os dias 13 de dezembro e 10 de janeiro de 2025.
De acordo com o município, podem aderir os estabelecimentos de comércio a retalho e serviços de Elvas, “com área inferior a 750 metros quadrados (m2), e inseridos em superfícies comerciais”.
A autarquia explicou que, a cada estabelecimento comercial aderente vai ser atribuído gratuitamente um total de 200 cupões.
Cada cliente que faça uma compra igual ou superior a 10 euros tem direito a um cupão, até um máximo de 10 cupões, por fatura.
Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados numa tômbola instalada no Posto de Turismo da Câmara de Elvas, sendo, depois, sorteados “150 prémios por cada sorteio”, indicou a autarquia, que referiu que cada um dos dois concursos tem atribuído um montante de 37.500 euros (ou seja, um total de 75 mil euros para a campanha do Natal).
A autarquia explicou ainda que o prémio será entregue em vales de compras, válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa.
Os resultados dos sorteios vão ser divulgados nas plataformas digitais do município, no “prazo máximo de cinco dias úteis”, a seguir à data da realização do sorteio, acrescentou o município.
Fonte da câmara disse à Lusa que, “em breve”, vão também ser divulgadas as datas referentes à campanha vocacionada para a época da Páscoa, que vai contar com outros 75 mil euros.

HYT // RRL
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Sérgio Conceição leva “Visões da Terra” à Casa da Cultura

O fotógrafo elvense Sérgio Conceição inaugurou sábado, dia 19 de Julho, na Casa da Cultura…