No Congresso Distrital de Portalegre da JSD, realizado no passado sábado, dia 26 de Outubro, foram eleitos os novos órgãos para o próximo mandato.

Na reunião magna dos jovens social-democratas, Pedro Barreto foi eleito pelos seus pares para assumir a liderança da JSD Distrital de Portalegre neste novo ciclo que agora se inicia.

Na sessão de encerramento do congresso intervieram a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o presidente do PSD Distrital, Rogério Silva, o vice-presidente da JSD Nacional, Bruno Melim, e Pedro Barreto.

No auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre, o novo líder explanou o projecto que a estrutura pretende colocar em prática no distrito com o objectivo de “aproximar os jovens da causa pública, fugindo à inércia e sem olhar a desgastes pessoais”, assumindo que a JSD irá “aos quatro cantos do distrito sem receio de certos concelhos em que existe uma maioria sociológica hostil à causa social-democrata”.

Pedro Barreto, jovem nisense de 21 anos, assume que a sua geração “tem sido muitas vezes responsabilizada pelo crescimento dos extremismos”, o que se deve, no seu entender, “ao facto de a actividade política estar profundamente desacreditada por ser tantas vezes exercida por quem precisa dela e não por quem tem a noção de que, quando se exerce um cargo político, está a fazer parte de algo que é superior a si mesmo, aos seus vícios e às suas vontades próprias”, acrescentando ainda que “ser moderado parece estar a ficar fora de moda e os jovens têm a obrigação de travar esta tendência”.

O também aluno e dirigente associativo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa referiu que “a JSD é autónoma do PSD, tendo liberdade para pensar e agir, mas não vai, em condição alguma, fechar-se em si mesma e conta com o partido para colaborar e dialogar, sempre pela elevação do estandarte do PSD”, admitindo que “as próximas eleições autárquicas são um desafio”, mas tendo a convicção que “um cenário positivo se aproxima no horizonte”.

A grande novidade na JSD para o próximo mandato é a fundação de um Gabinete de Estudos Distrital, o qual terá a finalidade de “dar a conhecer aos jovens do Alto Alentejo o que a JSD defende e pretende fazer na região, através de documentos e moções estruturadas que explicam tomadas de posição de forma fundamentada”.

Recorde-se que Pedro Barreto vem suceder a João Pedro Luís, que se despediu solenemente da JSD Distrital de Portalegre no passado sábado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Sérgio Conceição leva “Visões da Terra” à Casa da Cultura

O fotógrafo elvense Sérgio Conceição inaugurou sábado, dia 19 de Julho, na Casa da Cultura…