A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) vai promover o workshop “Turismo Nocturno – Perspectivas de Desenvolvimento na Raia”, que irá decorrer na próxima terça-feira, dia 12 de Novembro, no Forte da Graça, em Elvas.

Esta iniciativa faz parte do projecto ILUMINA, uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Interreg POCTEP 2021-2027, com dotação financeira de fundos FEDER.

O projecto teve início em Julho do corrente ano e terminará em Junho de 2026. Apresenta uma dotação financeira total de 1,74 milhões de euros, tendo sido atribuída à ERT uma verba de 190.979,39 euros.

A Fundación Iberdrola España é a líder da parceria, que conta com os seguintes sócios portugueses: ERT (Turismo do Alentejo), ARPTA (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo) e Câmara Municipal de Campo Maior.

Os sócios espanhóis são a Dirección General de Turismo de Extremadura, o Cluster del Turismo de Extremadura, a Hermandad Nuestra Sra de Carrión (Alburquerque) e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.

ILUMINA tem como principais objectivos a promoção do desenvolvimento turístico, económico e social do espaço transfronteiriço, através da iluminação de elementos do património histórico-cultural e da criação de roteiros que aliam o turismo de natureza, histórico, cultural e gastronómico.

A sua concretização irá permitir materializar três projectos de iluminação, aplicados a um conjunto de elementos patrimoniais artísticos-culturais da EUROACE, nomeadamente a Ermita de Nossa Senhora de Carrión, o Castelo de Valencia de Alcântara e o Castelo de Ouguela; a articulação e a valorização destes três elementos patrimoniais, com a componente natural, histórica, cultural e enogastronómica da Eurorregião EUROACE; e a criação e adaptação da marca “Destino de Turismo Cultural Nocturno” da Euroregião EUROACE.

O evento a realizar será pioneiro na abordagem desta temática e determinante para a prossecução do diagnóstico turístico da Eurorregião Euroace, assim como para o desenho das rotas e demais suportes informativos, aliados à estruturação deste produto turístico e da marca “Destino Cultural Nocturno”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Luís Mendes reeleito presidente da APPACDM

As eleições para os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão De…