O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, reabre nesta sexta-feira, depois de cerca de 10 anos de portas fechadas, graças a obras de reabilitação que envolveram um investimento de 3 milhões de euros.
“Esta vai ser a primeira obra no Alentejo a ser inaugurada que foi financiada pelo [programa] Alentejo 2030”, realçou hoje o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, em declarações à agência Lusa.
A reabilitação do cineteatro alentejano, segundo o autarca, foi iniciada em 2021 e o investimento já ascende a um total de 3 milhões de euros, com financiamento do município e do anterior programa Alentejo 2020, além do Alentejo 2030.
O espaço possui dois auditórios, um com 200 lugares sentados e o outro com 100, uma sala multiusos para 50 pessoas, galeria de exposições, além de camarins, bar e casas de banho.
Marcada para as 10:00, a cerimónia de inauguração inclui a apresentação do espaço renovado à população do concelho, discursos de responsáveis políticos e a exibição de um pequeno filme sobre o cineteatro.
Inácio Esperança indicou que a empreitada ficou concluída no final de outubro, salientando que têm estado a decorrer testes e que “em dezembro já haverá programação”, com a exibição de dois filmes, um concerto, colóquios e uma festa de Natal.
De acordo com o presidente da câmara municipal, o Cineteatro Florbela Espanca fechou portas há cerca de 10 anos, altura em que já não tinha “há três ou quatro anos” espetáculos de teatro e outros e exibição de filmes.
Nessa altura, recordou, “o teto falso interior começou a ceder, porque tinha infiltrações de água, e já não tinha ar condicionado”, tendo as obras de reabilitação sido lançadas, em 2021, pela anterior gestão CDU do município.
“Quando cheguei [à câmara após vencer as autárquicas de 2021], havia um projeto de 600 mil euros para o cineteatro, que era, basicamente, melhorar o teto falso e instalar ar condicionado, mas só com isso não ficava em condições”, referiu.
O autarca alentejano contou que, em janeiro de 2022, pediu a elaboração de um novo projeto para o equipamento, que já incluía a substituição do telhado e a instalação de equipamentos cénicos.
“Começámos a obra para a inaugurar em dezembro de 2023, mas, em 31 de julho, durante a empreitada, houve um incêndio provocado por um curto-circuito elétrico ou um aquecimento de cabos, segundo o relatório da PJ [Polícia Judiciária]”, lembrou.
Foi então necessário reformular outra vez o projeto para aumentar o investimento e o prazo de conclusão e recomeçaram, em outubro de 2023, as obras, que ficaram agora concluídas.
Inaugurado em 29 de julho de 1957, o equipamento, situado numa das principais artérias da localidade, é considerado pela autarquia como um “espaço de grande importância” para Vila Viçosa.

SM // MCL
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Suspeitos em fuga após tentativa de assalto em Elvas detidos em Espanha

Os dois suspeitos em fuga após uma tentativa de assalto a uma ourivesaria em Elvas, no dia…