A Câmara Municipal de Monforte, em parceria com a Universidade Sénior de Monforte (USM) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Elvas, promoveu, no passado dia 5 de novembro, uma ação de sensibilização destinada aos idosos do concelho, no âmbito da “Operação Censos Sénior”.

O evento, realizado no Auditório do CEFUS (Centro de Estudo, Educação e Universidade Sénior), teve como objetivo alertar a população com mais de 65 anos para a importância da adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção, de forma a reduzir situações de risco e proporcionar um maior sentimento de segurança.

A ação abordou temas essenciais para a segurança e bem-estar dos idosos, com foco na prevenção de burlas, furtos e roubos, tanto em casa quanto na via pública e nos transportes públicos. Além disso, foram discutidas formas de prevenir comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool e combater o isolamento social, uma das principais preocupações identificadas pela GNR e pelas autoridades locais. Também se destacaram ações de capacitação para o uso da Internet, com o objetivo de promover a inclusão digital e prevenir fraudes online que afetam a população idosa.

A “Operação Censos Sénior” é uma iniciativa nacional, em curso desde 2011, que envolve um grande número de militares da GNR, com cerca de 400 efectivos envolvidos em todo o país. A operação visa identificar idosos em situação de vulnerabilidade ou isolamento e assegurar a sua integração em redes de apoio social e segurança.

No ano passado, mais de 44 mil idosos que viviam sozinhos foram identificados pela GNR, enquanto a PSP sinalizou 918 idosos em situação de maior isolamento nos centros urbanos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Luís Mendes reeleito presidente da APPACDM

As eleições para os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão De…