Uma comitiva dos Bombeiros Voluntários de Borba foi recebida pelo Papa Francisco, no passado dia 6 de Novembro, durante a Audiência Geral na Praça de São Pedro, no Vaticano.
No momento da sua saudação aos fiéis e peregrinos de língua portuguesa, o Santo Padre dirigiu-se “em particular aos Bombeiros de Borba, em Portugal” e, no momento das saudações às várias delegações, os membros da comitiva tiveram a oportunidade e o privilégio de saudar pessoalmente o Santo Padre. Nessa ocasião, a comitiva dos Bombeiros Voluntários de Borba presenteou o Santo Padre com algumas ofertas representativas das devoções do concelho de Borba e também do que no seu território se produz, explicando o imenso significado que têm para as populações do concelho.
Com a sua habitual boa disposição, o Santo Padre dirigiu palavras de gratidão pelas ofertas e mencionou o seu significado. Depois referiu a admiração que tem pela incansável dedicação dos bombeiros e a preocupação que tem em rezar por eles.
O encontro com o Papa Francisco e as suas palavras foram recebidas com gratidão e emoção pela comitiva dos Bombeiros de Borba, e servem de estímulo e reconhecimento por 75 anos de história desta Corporação e pela forma abnegada e sacrificada com que cada bombeiro e bombeira desta instituição, ao longo destes anos, tem dado a vida pela salvaguarda e protecção das suas populações.