O passado fim-de-semana de 9 e 10 de Novembro foi marcado por momentos de cultura com a realização de mais uma edição do Festival ‘Terras Sem Sombra’, em Arronches.
O evento, que tem como objectivo promover a valorização do território alentejano, especialmente os seus valores ambientais, culturais e paisagísticos, trouxe ao concelho uma série de actividades que celebraram o património local e a biodiversidade da região.
A edição deste ano teve como um dos seus pontos altos o concerto de Sing Philippines Youth Choir, que se apresentou na noite de sábado, 9 de Novembro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
O coro filipino encantou o público com a sua performance, sob o título “No Regresso de Magalhães: Diálogos Inéditos entre as Filipinas e a Europa”.
O evento contou ainda com a participação especial do Grupo das Pedrinhas de Arronches, que se uniu ao coro para interpretar uma das músicas tradicionais da região.O concerto, que reuniu mais de duas centenas de pessoas, terminou com uma ovacionada de pé em reconhecimento à grandiosidade da performance.
Antes do concerto, durante a manhã e a tarde de sábado, os participantes do festival puderam explorar o património de Arronches. As visitas guiadas à Igreja Matriz e ao Convento e Igreja de Nossa Senhora da Luz permitiram aos visitantes conhecer melhor a história local, com explicações detalhadas a cargo dos representantes da Paróquia de Arronches e do técnico de Património Cultural do Município, Tiago Pereira.
A manhã de domingo foi dedicada à descoberta da biodiversidade da região, com uma actividade de observação da natureza nas margens do Rio Caia e na albufeira local. O fotógrafo de natureza Diogo Marecos Duarte foi o responsável por guiar o grupo, explicando a diversidade ecológica da área.
O evento foi uma verdadeira ponte cultural entre dois mundos distintos, com a presença do embaixador da República das Filipinas, Paul Raymund Cortes, que fez a apresentação do coro filipino e realçou a importância de estreitar os laços entre as Filipinas e o Alentejo. Também o presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, e o diretor-geral do ‘Terras Sem Sombra’, José António Falcão, enfatizaram a importância do festival na promoção de um intercâmbio cultural enriquecedor entre os dois povos.
A edição de 2024 do ‘Terras Sem Sombra’ contou com o apoio de diversas entidades, incluindo o Município de Arronches, a Paróquia local, e ainda de figuras como Jorge Velez, que facilitou a parceria entre a organização do festival e a autarquia.