A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai lançar um concurso público para o estudo do projecto da nova aldeia do Pisão.

Em comunicado, a CIMAA, responsável pela execução do projecto, indica que a decisão foi tomada “por unanimidade” pelos autarcas dos 15 concelhos da região, no decorrer do último Conselho Intermunicipal.

A decisão surge na sequência da construção do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, também conhecido por Barragem do Pisão.

A albufeira irá abranger uma área de 10.000 hectares, ficando submersa a aldeia de Pisão, que actualmente conta com cerca de 70 moradores e 110 casas.

A nova aldeia do Pisão irá nascer junto ao lugar do Monte da Velha. Os contactos com as instituições e entidades representativas da comunidade já foram efectuados e será brevemente constituída a Comissão de Acompanhamento da Reinstalação da Nova Aldeia do Pisão (CARNAP), com o objectivo de acompanhar o processo, garantindo que o mesmo decorre de forma próxima e integrada com a população.

Para Hugo Hilário, presidente da CIMAA, “este passo demonstra o compromisso do Alto Alentejo com as pessoas, com a população do Pisão e das localidades adjacentes”. “Os interesses dos moradores, a sua qualidade de vida, sempre foram um ponto fulcral neste projecto. As grandes obras também acontecem pelas pessoas e são inegáveis os benefícios que a Barragem do Pisão trará ao Alto Alentejo, tanto ao nível do abastecimento de água, como novos postos de trabalho, infraestruturas turísticas, entre tantas outras coisas”, salientou.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Choque frontal entre dois automóveis provoca quatro feridos em Évora

O Comando Sub Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Central adiantou ao "Li…