A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai lançar um concurso público para o estudo do projecto da nova aldeia do Pisão.
Em comunicado, a CIMAA, responsável pela execução do projecto, indica que a decisão foi tomada “por unanimidade” pelos autarcas dos 15 concelhos da região, no decorrer do último Conselho Intermunicipal.
A decisão surge na sequência da construção do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, também conhecido por Barragem do Pisão.
A albufeira irá abranger uma área de 10.000 hectares, ficando submersa a aldeia de Pisão, que actualmente conta com cerca de 70 moradores e 110 casas.
A nova aldeia do Pisão irá nascer junto ao lugar do Monte da Velha. Os contactos com as instituições e entidades representativas da comunidade já foram efectuados e será brevemente constituída a Comissão de Acompanhamento da Reinstalação da Nova Aldeia do Pisão (CARNAP), com o objectivo de acompanhar o processo, garantindo que o mesmo decorre de forma próxima e integrada com a população.
Para Hugo Hilário, presidente da CIMAA, “este passo demonstra o compromisso do Alto Alentejo com as pessoas, com a população do Pisão e das localidades adjacentes”. “Os interesses dos moradores, a sua qualidade de vida, sempre foram um ponto fulcral neste projecto. As grandes obras também acontecem pelas pessoas e são inegáveis os benefícios que a Barragem do Pisão trará ao Alto Alentejo, tanto ao nível do abastecimento de água, como novos postos de trabalho, infraestruturas turísticas, entre tantas outras coisas”, salientou.