Com sol e temperaturas agradáveis para a época, está cumprido o primeiro dia competitivo da maratona do todo-o-terreno nacional.

Nos treinos cronometrados da 26ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, escassos 1,218 segundos separaram as duas equipas mais rápidas, com vantagem para a formação lusa francesa da Andrade Competition, constituída por Alexandre Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Florent Chavot.

Uma diferença que permite antever um emocionante duelo para a corrida de sábado, com partida marcada para as 15 horas.

Seis horas antes, às nove da manhã, Wilson Galo vai partir da “pole position” para a corrida reservada aos SSV, que terá a duração de quatro horas.

Pelo 26º ano, a vila de Fronteira volta a estar engalanada para a grande festa do todo-o-terreno nacional. Uma prova com a duração de 1.440 minutos ininterruptos, disputada numa dura e selectiva pista de terra, com 16,41 quilómetros de extensão, que conta com a participação de 105 equipas (75 nos automóveis e 30 nos SSV), num pelotão com cerca de 350 pilotos de nove nacionalidades.

Equipa luso-francesa com a “pole position” para a corrida de 24 horas

A luta pela pole-position foi discutida ao segundo, o que deixa antever um duelo emocionante para a 26ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A equipa Andrade Competition, constituída por Alexandre Andrade, Cédric Duple, Yann Morize e Florent Chavot, foi a mais rápida da sessão e garantiu o primeiro lugar da grelha de partida. “Este era o nosso objectivo. Sair do primeiro lugar é a melhor forma de começar a corrida”, reconhece Alexandre Andrade. Mas o luso-francês não tem dúvidas: “Adversários, como o Laurent Poletti, são muito rápidos. No entanto, o plano passa por andar ao nosso ritmo, sem entrar em loucuras”. O objectivo é claro: consolidar o estatuto de equipa com mais triunfos em Fronteira.

O segundo tempo ficou para a formação de Rui Carneiro, Laurent Poletti, Ronald Basso e Claude Fournier, em MMP T3 Rally, que cedeu escassos 1,218 segundos para o AC Proto. Laurent Poletti admite que a estratégia para a corrida está bem definida. “Queremos chegar a primeiro logo no início, andar muito depressa nas primeiras três voltas e, depois disso, começar a gerir o andamento e a corrida”, afirmou o gaulês.

Já o segundo MMP T3 Rally, tripulado por Adrien Favarel, Manuel Aires, Jéremie Warnia e o aveirense Alexandre Ré, ficou com o terceiro melhor tempo, quase a meio minuto de distância.

Os lugares cimeiros da grelha de partida foram definidos logo no início da sessão de treinos cronometrados. Cédric Duple, da Andrade Competition, foi o piloto escolhido para registar o melhor tempo da formação luso-francesa. Bastou uma volta lançada para conseguir o melhor tempo e, de seguida, a equipa colocou o carro na box à espera de ver o que faria a concorrência. Os dois MMP T3 Rally que se colocaram logo atrás do AC Proto também rodaram muito pouco, numa clara estratégia de poupança das respectivas mecânicas. Além disso, as equipas sabem que, com o passar do tempo, a pista torna-se mais lenta e é essencial tentar andar o mais depressa possível nos minutos iniciais.

A partida para a 26ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira está agendada para este sábado, dia 7 de Dezembro, às 15 horas.

Entrada de Galo para as 4 Horas SSV Fronteira 2024

Wilson Galo, em Can-Am Bombardier, garantiu a pole-position para as 4 Horas SSV Vila de Fronteira 2024. Luís Cidade, em Can-Am Maverick R, e Pedro Santinho Mendes, em carro igual, garantiram a segunda e a terceira posições, respectivamente, na grelha de partida.

A partida para a corrida, com a duração de quatro horas, está marcada para as nove da amanhã de sábado.

Ao volante de um Can-Am Bombardier, Wilson Galo foi o mais rápido nos treinos cronometrados e assegurou o primeiro lugar para as 4 Horas SSV, sendo o único a precisar de menos de 9m30s para cumprir uma volta ao Terródromo de Fronteira. “Correu bem. Já há algum tempo que andávamos atrás disto. Felizmente, hoje reuniram-se todas as condições e o resultado acabou por aparecer. Numa corrida de sprint, é sempre bom arrancar na frente. Conseguimos gerir mais a prova. Mas tenho grandes adversários ao meu lado e vamos ver como corre tudo amanhã. O carro está bom. Portou-se bem e vamos ver se assim continua durante a corrida. Estamos cá para tentar ganhar e vamos lutar por isso”, afirmou o piloto.

Apesar de queixar-se que “a viseira do capacete embaciava com facilidade”, Luís Cidade foi o segundo mais rápido nesta sessão, cedendo 11,544 segundos para Galo. Já o campeão nacional, Pedro Santinho Mendes, perdeu 20,598 segundos para o mais veloz do pelotão.

Num dia que amanheceu com o céu nublado, os pilotos entraram para a pista com o sol a dar uns ares da sua graça, encontrando, no terreno, condições muito boas para a prática da modalidade. A ausência de chuva, nos últimos dias, fez com que o terreno estivesse rápido e com bons níveis de tracção. Cumprido este derradeiro teste, as equipas voltam ao Terródromo de Fronteira na manhã de sábado, para a realização das 4 Horas SSV.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

El Corte Inglés de Badajoz inundado

A tromba de água rompeu um cano e a água entrou no rés-do-chão e no supermercado do El Cor…