Os comerciantes da cidade raiana de Elvas manifestam-se confiantes em relação ao negócio nesta época festiva, porque “beneficiam de dois natais”, o português e o espanhol, disse hoje o presidente da associação empresarial local.
João Pires, presidente da Associação Empresarial de Elvas (AEE), disse à agência Lusa que as perspetivas de negócio “são as melhores”, sustentando que as iniciativas de Natal que estão a desenvolver, em parceria com o município, são “um grande incentivo” para atrair clientes.
“Elvas beneficia de dois natais, tem o Natal português e o Natal espanhol, pelos Reis [Dia de Reis], uma quadra sempre importante no que toca à componente social e familiar, mas principalmente à questão económica do desenvolvimento dos negócios dos comerciantes”, disse.
Com Badajoz (Espanha) à vista, João Pires explicou que o cliente espanhol sempre foi “próximo” do comércio desenvolvido em Elvas e, nesta época do ano, não é exceção.
“O espanhol [cliente] sempre foi uma ajuda para o elvense. Podemos considerar uma ajuda, como podemos considerar também uma ajuda extra e eu considero as duas porque, para nós, o espanhol é da casa, está sempre por aqui, quer seja no comércio, nos restaurantes, no turismo”, explicou.
De acordo com o responsável, devido à proximidade com Espanha, o comerciante de Elvas desenvolve a sua atividade também a “pensar em tudo” o que se passa do outro lado da fronteira, tendo atenção, principalmente, quando em Espanha há feriados ou pontes, o que leva ‘nuestros hermanos’ a visitar Elvas em maior número.
Para atrair o mercado nacional e espanhol, o município, em parceria com a AEE, está a promover no centro histórico um conjunto de iniciativas relacionadas com os festejos de Natal.
Sob o mote “Elvas, Comprar é Ganhar”, o município de Elvas está a apoiar as compras no comércio local, numa campanha que decorrerá até ao dia 07 de janeiro.
A cada estabelecimento comercial aderente, a autarquia atribuiu gratuitamente um total de 200 cupões, sendo que cada cliente que faça uma compra igual ou superior a 10 euros tem direito a um cupão, até um máximo de 10 cupões, por fatura.
Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados na tômbola instalada no Posto de Turismo da Câmara de Elvas, sendo sorteados 300 prémios por cada sorteio, no valor total de 75 mil euros.
O prémio será entregue em vales de compras, sendo estes válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, e os resultados dos sorteios divulgados nas várias plataformas digitais do município de Elvas.
Em paralelo, está a decorrer o evento “Elvas Cidade Natal” até ao dia 05 de janeiro, contando com cerca de 150 eventos natalícios, distribuídos por vários pontos da cidade.
A Praça da República e a Rua da Cadeia acolhem, por sua vez, a “Feira de Natal”, onde os visitantes podem usufruir de uma rampa de gelo, de uma pista de gelo, da casa do Pai Natal, de uma fábrica dos brinquedos, de um carrossel francês, um comboio infantil, uma árvore de Natal gigante, um presépio e espaços de artesanato e de guloseimas.
A animação musical e o lançamento de neve artificial, são outros atrativos do Natal na zona histórica da cidade.

HYT // JLG
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

El Corte Inglés de Badajoz inundado

A tromba de água rompeu um cano e a água entrou no rés-do-chão e no supermercado do El Cor…