Badajoz tem um lugar especial no pódio da sorte e, sempre que Dezembro chega, a cidade recebe com entusiasmo o Sorteio Extraordinário de Natal.
Com esperança de que a sorte toque um dos seus cantos, uma vez que em 2023 essa esperança tornou-se realidade para diversas localidades.
Num gesto simbólico de que a fortuna pode chegar a qualquer momento, seis localidades de Badajoz foram galardoadas pela primeira vez com o El Gordo: Almendralejo, Cabeza del Buey, La Albuera, Olivenza, Valdelacalzada e Zafra .
Desta forma, Badajoz consolidou-se ainda mais como epicentro da sorte na Extremadura Espanhola: a capital, Badajoz, tem uma relação especial com a lotaria, com cinco jackpots históricos (1837, 1856, 1880, 2012 e 2018.
Em 2012 , a Avenida María Auxiliadora foi o centro da comemoração, enquanto que em 2018 , a tabacaria Santa Marina repetiu o feito milionário.
Álvaro Martínez, da administração lotérica da Avenida Santa Marina, revive com emoção como viveu aquele dia histórico de 2018: “Fui eu quem falou com a imprensa, vivi em primeira mão, foi tudo muito rápido, estava a trabalhar naquele dia e fiquei nervoso, chateado ‘Vocês vão ver o que vai acontecer aqui’, disse. Distribuimos mais prémios, mas estamos a falar de uma novidade… Depois de um tempo a media começou a chegar, muita gente, saímos para a rua e tinha uma multidão enorme. Foi muito emocionante, para mim foi ser famoso por um dia”.
Naquele 22 de Dezembro de 2018, as ruas de Badajoz encheram-se de alegria. Álvaro nunca esquecerá quem vendeu aqueles dois décimos, de 03.347 , cada um premiado com 400 mil euros . As sortudas foram uma mãe e a sua filha, que, embora não encontrassem o número que procuravam, acabaram comprando um outro ao acaso. “Elas vieram procurar um décimo específico, não tinha mais nada, então oferecemos um aleatório. Pegamos um da mãe e a filha disse que deveríamos dar outro igual para ela. qualquer número.”, diz Álvaro.
Em 2023, a província atingiu uma remessa total de 183.244 bilhetes , dos quais mais de 96% foram vendidos. Embora Cáceres lidere em gastos por habitante, Badajoz continua a ser uma das províncias com maior volume de vendas. Cada residente em Badajoz gastou, em média, 53,16 euros em compras na lotaria. Esta despesa atingiu um total de 35,4 milhões de euros de bilhetes vendidos em 2023, valor inferior à média nacional.
Montse Gutiérrez , da tabacaria ‘El Duende’, da Avenida María Auxiliadora , também viveu momentos de glória. “Foi muito emocionante, entregamos o primeiro prêmio com o 76.058 em 2012 e o terceiro em 2015, com o 05.163. Para nós foi um orgulho, foi muito feliz. Temos muitos clientes fiéis no bairro, há sempre esperança, quase certeza de que isso acontecerá.
2023 foi um marco para a província, com seis novos locais conquistados pelo primeiro prêmio, colocando-o ainda mais no mapa da loteria. Este fenómeno colocou Badajoz em destaque, com uma história que inclui outras localidades como Azuaga (1988), Don Benito (1962) e Fregenal de la Sierra (1974), que também já foram agraciadas com El Gordo no passado.
Um ano recorde, não só pelo grande número de localidades que ganharam o primeiro prémio, mas também pelo aumento dos gastos com lotarias, que confirma que o entusiasmo dos habitantes continua vivo e cresce a cada Natal. Não importa a figura, mas sim a magia de esperar que El Gordo volte a jogar em algum recanto de Badajoz.
Também de Elvas, e da região, muitos portugueses deslocam-se a Badajoz nesta altura para apostar no El Gordo. Pode ser que este ano a obesa lotaria natalícia espanhola dê uma grande alegria aos elvenses…

