O delegação Partido Comunista Português (PCP) de Portalegre realizou, na passada quarta-feira, dia 18 de Dezembro, uma conferência de imprensa com o objectivo “de dar conta do resultado da discussão e votação das propostas do PCP com incidência no distrito de Portalegre, em sede de Orçamento de Estado 2025”, referem em comunicado dirigido a este semanário.  

Participaram na apresentação, Fernando Saião, membro do Executivo da DORPOR, João Martins, membro do Secretariado da DORPOR, e Rogério Silva, membro do Secretariado e responsável pela Organização Regional de Portalegre do PCP.

Transcrevemos as propostas apresentadas por esta força política:

“Ampliação e modernização do Hospital Distrital Dr. José Maria Grande em  Portalegre

A proposta apresentada pelo PCP para a ampliação e modernização do Hospital Distrital Dr. José Maria Grande em Portalegre, foi aprovada com os votos contra de PSD e CDS. A ampliação e modernização do Hospital permite igualmente a melhoria das condições de trabalho, o que facilitará a fixação de novos médicos em várias especialidades. Contudo o reforço dos recursos humanos e a sua dignificação são indispensáveis e urgentes para  melhorar o serviço em todas as áreas do SNS.

Construção da variante à estrada nacional 246 que permita desviar o trânsito da freguesia de Santa Eulália em Elvas

Esta proposta há muito reivindicada pelo PCP continua a ser rejeitada este ano com os votos contra do PSD e do CDS.

Requalificação do IP2 entre Estremoz e Portalegre

Esta proposta foi também rejeitada com os votos contra do PSD e CDS e as abstenções doPS, Chega e IL.

Remodelação e alargamento da Estrada Nacional 373 Campo Maior- Elvas

Esta proposta do PCP foi rejeitada elo PSD e CDS e a abstenção do PS e da IL. Construção de uma ligação com perfil IC entre Abrantes e Estremoz, com passagem por Sousel e Avis. Proposta do PCP foi rejeitada pelos votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS.

Finalização da construção do IC 13 em toda a sua extensão (Alter Chão – Montijoe Portalegre – Galegos), com variante à cidade de Ponte de Sôr

Rejeitada com os votos contra do PSD e do CDS e abstenção do PS e da IL. Financiamento do Programa Recuperação/Reabilitação de Escolas no âmbito do Acordo Sectorial de Compromisso entre o governo e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses”, contam no comunicado.

Esta proposta, que contemplava no distrito de Portalegre a requalificação da Escola José Régio, em Portalegre, a Escola Ana Maria Ferreira Gordo, no Crato, a escola Nabília Freitas Martins em Alter do Chão que necessita da construção do espaço da ciência viva, e o Pavilhão da Escola Secundária D. Sancho ll que necessita de obras urgentes no Pavilhão Desportivo.

A proposta foi rejeitada com os votos contra do PSD e do CDS e as abstenções do PS e  o Chega”, frisaram.

O PCP de Portalegre refere ainda que “valoriza a acção do Grupo Parlamentar que mesmo sem contar com deputado eleito pelo distrito de Portalegre não esquece as necessidades do distrito e tudo tem feito e fará para que a voz dos trabalhadores e das populações se façam ouvir no parlamento”, concluíram.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Vila Viçosa inaugura escultura de Florbela Espanca

No âmbito do Circuito Florbela Espanca, o Município de Vila Viçosa, no próximo dia 30 de m…