De acordo com estatísticas agora divulgadas, o comércio externo de mercadorias da China totalizou no ano passado 43,85 triliões de yuans (cerca de 6,4 triliões de euros), um aumento de 5% relação ao ano de 2023, batendo um novo recorde histórico.

“Estatísticas comerciais superiores ao esperado”, “crescimento significativo das importações” – eis os comentários feitos por vários órgãos de comunicação social estrangeiros em relação ao desempenho do comércio externo da China.

De acordo com analistas, este relatório demonstra ao mundo que “a China agora não só oferece mais fontes de energia ecológica e produtos de qualidade, mas também possui um mercado maior e um espaço de desenvolvimento mais amplo”. Em 2024, o país importou um total de 3 mil milhões de toneladas de “commodities” (matérias-primas), máquinas e produtos elétricos, avaliados em mais de 7 mil milhões de yuans (cerca de 925 milhões de euros), além de cerca de 1.800 milhões de yuans (cerca de 238 milhões de euros)em bens de consumo, “o que satisfez a diversificada procura interna por produção e consumo e, ao mesmo tempo, permitiu ao mundo compartilhar o enorme mercado chinês, promovendo o desenvolvimento comum”.

O comércio externo é uma importante janela para se observar a situação económica de um país. De acordo com dirigentes chineses, “sendo a segunda maior economia do mundo, a China sempre defendeu a estabilidade das cadeiasindustriais e de abastecimento, através da abertura e das conexões, bem como a promoção do desenvolvimento saudável e sustentável do comércio global”.

Os impactos da geopolítica, do unilateralismo e do protecionismo continuam em ascensão. O comércio global continua a enfrentar desafios críticos. No entanto, de acordo com as últimas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ritmo de crescimento do comércio global será de 3,4% em 2025, contra 3,1% em 2024. Isso significa que há uma tendência de aumento da procura externa.

A adesão à abertura e à cooperação continua a seruma exigência comum global. Segundo analistas, “enquanto principal país do Mundo no comércio de mercadorias, a China tem a confiança e a capacidade para enfrentar os desafios, continuar a estabilizar o comércio externo e promover o crescimento, partilhando os benefícios do desenvolvimento com todo o Mundo”.

Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China

Fonte: VCG

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