O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu na quarta-feira, dia 12 de Fevereiro, a apresentação do Programa “Regressar”, dirigida a autarcas e técnicos dos Municípios.
Este programa, agora renovado e prolongado até 2026, visa apoiar o regresso do emigrante, oferecendo condições de segurança, estabilidade e conforto.
A lógica de apoio prestado abrange os emigrantes, mas também as suas famílias. Algo que é possível através da submissão de uma candidatura no portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional online (https://www.iefp.pt/apoio-ao-regresso-de-emigrantes).
O Programa “Regressar” envolve todas as áreas governativas e inclui medidas concretas como um regime fiscal mais favorável para quem regressa, um apoio financeiro para os emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal e uma linha de crédito para apoiar o investimento empresarial e a criação de novos negócios em território nacional, entre outras.
O apoio dos Municípios e das Comunidades Intermunicipais é fundamental no âmbito da divulgação da medida, especialmente no interior do país.
Os territórios de baixa densidade populacional têm aqui uma oportunidade para fixar novas famílias, sobretudo devido à qualidade de vida que estes proporcionam e à possibilidade de efetuarem trabalho remoto com as empresas situadas nos grandes aglomerados populacionais.


