Este ano o Entrudo acontece na passagem de Fevereiro para Março. A terça-feira de Carnaval calha a dia 4.

A Câmara Municipal de Elvas anda há meses a preparar a festa que vai encher as ruas da cidade de cor, brilho e alegria.

O Carnaval Internacional de Elvas foi evoluindo ao longo dos anos e conquistou um lugar no Top 10 dos Carnavais portugueses ao lado de Ovar, Estarreja, Madeira, Loures, Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Torres Vedras e Canas de Senhorim. Com uma matriz própria o Entrudo da “Rainha da fronteira” capitaliza a posição geográfica e as boas relações com Espanha e pisca o olho ao lado de lá da raia, envolvendo Badajoz na celebração.

A organização faz gala disso, e de proporcionar a todos os apaixonados pela festa pagã, com origem na antiguidade grega e romana, dias intensos de diversão, sempre com surpresas e novidades.

Este ano, e procurando agradar o mais possível a todos, o Município de Elvas investiu 175 mil euros, com a certeza de que haverá um duplo retorno: alegria e um público que inclui milhares de visitantes, com o consequente impacto positivo na economia local.

E o que é que a multidão vai encontrar este ano? A Câmara Municipal de Elvas acaba de revelar o programa. Então, guarde esta notícia, ou aponte o guião.

O XXVII Carnaval Internacional de Elvas arranca dia 27 de Fevereiro e termina a 4 de Março:

  • Dia 27 celebra-se o “Dia das Comadres e dos Compadres”, a partir das 10h30, com um primeiro desfile, organizado pela ARKUS.
  • Na sexta-feira, 28, a festa é das escolas. As crianças de todos os estabelecimentos escolares do concelho, sem excepção, vão desfilar ao longo da manhã pela cidade;
  • Este é também o dia do Desfile Coreográfico no Coliseu Comendador Rondão Almeida, com início às 21h30.
  • E por falar em “Desfile”, não há dúvida de que os cortejos carnavalescos da rua são os mais aguardados. Milhares de pessoas irão procurar um lugar (esperamos que ao sol) para ver passar os corsos. Este ano são três, às 15h00 de 1, 2 e 4 (sábado, domingo e terça-feira). Mas não só… e eis aqui a primeira novidade;
  • Dia 2 de Fevereiro, segunda-feira, pela primeira vez, há um desfile noturno no centro histórico com os grupos elvenses participantes, que este ano são nove. Começa às 21h30 e dura até às 23h00, hora a que começa um baile de máscaras na Praça da República (outra inovação);
  • Com os dias em aceleração, chegará o momento da Clausura do Carnaval. Este ano vai haver uma grande festa de encerramento no Viaduto, com música ao vivo e muita animação.
  • Antes disso, outro pormenor vai ser notado nos desfiles, a presença de dois cabeçudos, que puxam a memória para carnavais de outros tempos.
  • Ah, não vamos embora sem lhe contar quem são os Reis. Este ano o ouro é da casa. Os artistas Sónia Santos e Miguel Rondão vão acenar à multidão empoleirados num imponente coche feito à medida de suas majestades.

Para já é o que temos o gosto em lhe contar. Mas há mais, na edição impressa da próxima quinta-feira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“Amigos Improváveis” promove encontro de gerações

Na delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa nasceu uma iniciativa que não para de in…