Figura ímpar de Barbacena e do concelho de Elvas, Manuel Joaquim Carvalho Catalão faleceu esta sexta-feira, 14 de Março, aos 81 anos.
Nome incontornável da terra e, desde sempre, ligado à agricultura e política, “Canalha”, como era carinhosamente tratado pelas gentes, foi presidente da Casa do Povo e também da Junta de Freguesia de Barbacena durante 14 anos, de 1979 a 1993.
Pertenceu também à Assembleia de Freguesia, aquando das primeiras eleições autárquicas, após o 25 de Abril de 1974, e foi deputado da Assembleia Municipal de Elvas, sempre em representação do Partido Comunista.
De uma dedicação extrema à sua terra natal, estimado por todos os barbacenenses, Manuel Catalão esteve também aos comandos do clube de futebol “Frente Leste”.
Manteve-se ao longo da vida como cidadão participativo e opinativo. Por diversas ocasiões utilizou as páginas dos Linhas de Elvas para expressar as suas ideias, na rubrica “Cartas ao Diretor”.
As cerimónias fúnebres decorrem na tarde deste sábado, dia 15, neste que é também um momento de homenagem a uma verdadeira lenda de Barbacena.
O Linhas de Elvas endereça o voto de pesar à família.

