Depois de uma breve trégua atmosférica o estado do tempo em Portugal continental vai ter novo agravamento, essencialmente a partir de amanhã, domingo, 16 de Março.
Embora a chuva comece a alastrar a quase todo o país a partir da tarde deste sábado, a depressão Laurence, nome atribuído pela Delegação Regional dos Açores do IPMA ao novo fenómeno atmosférico, vai ter efeitos mais pronunciados a partir da tarde de dia 16.
É esperada a chegada de chuva, vento e agitação marítima associados a sistemas frontais e linhas de instabilidade, em deslocamento gradual para leste.
A partir da tarde de domingo prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte, na região Sul, com aviso de nível amarelo já emitido, estendendo-se às restantes regiões, e aumento da intensidade do vento no dia 17 na região Sul.
O aumento da agitação marítima irá sentir-se essencialmente a partir do dia 17 em todo o litoral, mas, em especial, a sul do Cabo Mondego, com aviso amarelo já emitido.
O IPMA recomenda o “acompanhamento das previsões e avisos meteorológicos dada a incerteza associada à trajetória e evolução da depressão LAURENCE”.

