O Centro de Saúde de Alandroal corre o risco de vir a ter constrangimentos, nas consultas abertas, já a partir de Abril.
Após reunião com as entidades de Saúde, surgiram as notícias de que um dos três médicos de família do concelho vai reformar-se no fim de Março e outro, a contrato, encontra-se actualmente a realizar o internato fora do território,
Portanto, a partir de 1 de Abril, o Centro de Saúde passa a contar apenas com dois dos quatro médicos, o que, segundo a Câmara Municipal, “poderá significar a redução temporária da resposta”.
“Está previsto que mesmo num cenário de redução da resposta, todos os utentes continuem a ter momentos de acesso aos serviços de saúde”, garante o município alandroalense.
“Estão a ser desenvolvidos esforços pelos responsáveis da Saúde para que estas faltas sejam colmatadas por médicos tarefeiros, no curto prazo, enquanto não são abertos os concursos para as duas vagas que passarão a existir, o que se espera que aconteça com grande brevidade”, refere também a nota de imprensa.
A autarquia liderada por João Grilo reafirmou que “não tem qualquer responsabilidade ou intervenção na colocação de médicos, mas está na fase final de aprovação de um regulamento de incentivo à fixação de médicos no concelho que oferece 1900 euros de incentivo direto, na expectativa de que torne a vinda destes profissionais para o concelho mais atractiva”. Assim, “espera-se que este regulamento entre em vigor até ao final do mês de Abril”.
A autarquia “está a colaborar com todo o apoio logístico necessário para minimizar possíveis efeitos desta situação temporária”.
Desta forma, foi solicitado “um reforço da informação aos munícipes a partir do final do mês
e uma base semanal e acompanharemos de perto a evolução da situação”.
O município fez questão de evidenciar que “continua a apostar na requalificação das extensões de saúde do concelho, com Pias prestes a entrar em obras e Hortinhas e Orvalhos em construção”: “Também está previsto um projecto de melhoria de acessibilidades e eficiência energética do Centro de Saúde de Alandroal. É nossa convicção de que conseguiremos atrair profissionais para que todas as respostas de proximidade do concelho funcionem novamente”.
