Badajoz está de olhos pregados no Guadiana.

O Ayuntamiento pacense ativou o nível 1de risco de cheias devido à subida da quota do rio.

Depois do caudal ter estabilizado, após as descargas das barragens, as chuvas previstas para o fim de semana podem alterar o curso dos acontecimentos. É por isso que a Confederação Hidrográfica do Guadiana aconselhou o município a dar continuidade ao plano de alerta.

Por esse motivo, foram reforçados os avisos e adotadas medidas de contingência. As autoridades pedem prudência aos cidadãos e o afastamento das zonas de risco. Está também a ser oferecida evacuação voluntária aos moradores nas margens dos rios Xévora e Zapatón, com especial atenção às Casas Isoladas do Xévora e Valdebótoa, por serem canal natural de evacuação da barragem de Villar del Rey. Estão também contempladas as margens o Rivillas e Calamón e as margens do Guadiana em Badajoz, especialmente na altura do açude e do Rincón de Caya, informou o jornal “La Cronica de Badajoz”.

O açude de Badajoz atingiu o caudal máximo na passada quinta-feira (706,6 metros cúbicos por segundo). A partir daí abrandou, atingindo ontem os 478 metros cúbicos, mas a Confederação Hidrográfica do Guadiana lembra que a situação pode alterar-se devido às chuvas deste fim de semana, especialmente à precipitação que deverá cair na madrugada de sábado para domingo, e que poderá originar um caudal semelhante ao de quinta-feira.

Foto: La Crónica de Badajoz


Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

No topo da desigualdade territorial: nas legislativas metade dos votos do distrito de Portalegre são desperdício eleitoral

Quase metade dos votos de Portalegre não servem para eleger nenhum deputado, ao passo que …