A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou esta segunda-feira, 24 de Março, e até 13 de Abril, a Operação “Spring Break 2025”, em todo o território nacional, “com o objetivo de alertar os alunos finalistas para a necessidade de evitarem comportamentos de risco, bem como garantir a segurança rodoviária nos seus deslocamentos e a segurança nos estabelecimentos e zonas de diversão noturna em Portugal”.

As férias escolares de fim do 2 ° período decorrem de 7 a 21 de Abril, altura em que os jovens do 9.º e 12.º ano aproveitam para realizar as tradicionais viagens de finalistas.

A Guarda, nesta altura de férias escolares, desenvolve a Operação “Spring Break”, destinada essencialmente à “sensibilização de jovens que na época da Páscoa realizam viagens de finalistas para as zonas balneares do sul de Espanha e desenvolver ações de patrulhamento conjunto com a Guardia Civil de Espanha, bem como com a Gendarmerie Nationale de França”.

Por questões de segurança, a Guarda irá monitorizar estas viagens, que normalmente são efectuadas em autocarros, através de acções de fiscalização orientadas para as fronteiras terrestres.

Englobada na campanha Escola Segura 2024/2025, a Operação “Spring Break” será realizada em duas fases,l.

Na 1ª fase, já a decorrer até 4 de Abril, os militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário desenvolverão acções junto dos jovens, com o objectivo de consciencializar e sensibilizar os estudantes para os comportamentos de risco associados ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares.

Estas ações serão direcionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade.

Na 2ª fase, de 5 a 13 de Abril, os militares dos Comandos Territoriais e dos Destacamentos de Trânsito, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de detecção de droga, em coordenação com a Guardia Civil de Espanha, irão efectuar acções de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António, no sentido de detectar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

No topo da desigualdade territorial: nas legislativas metade dos votos do distrito de Portalegre são desperdício eleitoral

Quase metade dos votos de Portalegre não servem para eleger nenhum deputado, ao passo que …