RONCA – Mostra de Cinema de Elvas chega à sua última semana, encerrando esta segunda edição com momentos que celebram o cinema, a música e a cultura portuguesa.
Na sexta-feira, dia 28 de Março, o Auditório São Mateus recebe, às 15h, “Rosa de Alfama”, um espetáculo que levará ao público a essência do fado. À noite, pelas 21h30, os Jardins do Hotel São João de Deus serão palco para uma apresentação exclusiva do artesão Luís Pedras.
No sábado, dia 29, a programação começa às 10h30, no Centro Artístico Elvense, com a última conversa da mostra. Esta será moderada por João Fernando Vinagre e contará com representantes da Fundação Amália Rodrigues e do Museu do Fado, que irão refletir sobre a influência e presença da icónica Amália Rodrigues no cinema.
Durante a tarde, às 16h30, o Auditório São Mateus acolhe a última sessão de Curtas RONCA. Para encerrar o dia , às 21h30, o clássico Capas Negras regressa ao grande ecrã, antecedido por uma apresentação especial da Alentuna.
No domingo, dia 30, às 18h, a mostra despede-se com uma sessão de encerramento especial, exibindo A Severa, o primeiro fonofilme projetado em Portugal, uma obra histórica que marcou o início do cinema sonoro nacional.
A RONCA despede-se assim com um fim de semana recheado de cultura, celebrando a história e a identidade cinematográfica portuguesa.




