A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu recentemente um alerta dirigido aos pais e encarregados de educação, destacando os riscos crescentes associados ao uso da Internet por crianças e jovens. Com o aumento do acesso às novas tecnologias desde idades precoces, a PSP chama a atenção para a necessidade de maior monitorização das atividades digitais dos mais jovens.

Segundo a PSP, o ambiente digital tem promovido a rápida disseminação de conteúdo potencialmente inseguro, incluindo imagens e mensagens que podem expor as crianças e adolescentes a diversos perigos. A força policial destaca que certos emojis podem ter significados duplos que podem representar riscos significativos, especialmente no contexto de conversas de cariz sexual ou ligadas ao consumo e tráfico de drogas.

Sabia que um emoji pode ter vários significados? Alguns emojis podem assumir duplo significado nas conversas mantidas entre jovens, podendo existir diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo/tráfico de drogas.

Emojis – conteúdo sexual:
Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP apela a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emojis) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros. Os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (grooming). Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.

Emojis – droga:
Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados emojis, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas. Apesar desta realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização.

A PSP apela à denúncia de qualquer tipo de crime de que tenham conhecimento, em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha, encontrando-se também disponível, por intermédio das EPES, para continuar a realizar ações de sensibilização e acorrer a quaisquer pedidos de intervenção.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Apagão: Câmara de Elvas sem Internet e telecomunicações fixas

A Câmara Municipal de Elvas está ainda sem serviço de Internet e de rede de telecomunicaçõ…